sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fátima garante novas agências de INSS no RN

Deputada federal petista reuniu-se com ministro da Previdência e formalizou a sua solicitação
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) se comprometeu em destinar recursos para o Programa de Expansão das agências de INSS no Rio Grande do Norte quarta-feira passada, durante reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves (PMDB), e bancada potiguar.
 Ainda em 2009, Fátima Bezerra apresentou requerimento de indicação nº 3639 ao Ministério da Previdência Social indicando os municípios Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Touros, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi e São José de Campestre para inclusão no programa de expansão.
 À época, a Gerência Executiva do Rio Grande do Norte dispunha de 11 agências fixas e uma móvel. Para a deputada, esse era um número insuficiente para um atendimento digno aos assegurados, "levando-os a percorrerem grandes distâncias, o que causa uma série de constrangimentos ao segurado, além do custo elevado de deslocamento".
  Considerando que apenas São Paulo do Potengi e São José de Campestre ficaram de fora do anúncio feito pela Previdência Social para o Programa de Expansão, na reunião de quarta-feira Fátima Bezerra voltou a solicitar ao ministro Garibaldi Alves que esses dois municípios sejam atendidos. As novas agências devem ficar prontas até 2014.


Bancada destina recursos para ampliação

A bancada federal do Rio Grande do Norte vai reservar parte dos recursos das emendas federais ao Orçamento Geral da União (OGU) para a construção de agências da Previdência no Estado. O acerto foi fechado em reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
  Desde o início do mês ele vem fazendo reuniões do tipo com as bancadas de todos os Estados no sentido de assegurar recursos para a construção de agências previstas no Plano de Expansão de Atendimento (PEX). Em todos os encontros do tipo, os deputados dos respectivos Estados concordaram com a estratégia de reservar recursos para a construção de novas unidades previdenciárias. Com o Rio Grande do Norte não foi diferente. A proposta apresentada pelo ministro Garibaldi Alves foi a de que cada deputado reserve parte de suas emendas individuais ao Orçamento para acelerar a construção das novas agências da Previdência no Rio Grande do Norte.
  Os deputados que participaram da reunião: Fátima Bezerra, Felipe Maia, Fábio Faria e João Maia concordaram com a sugestão. O Plano de Expansão das agências do INSS, iniciado em 2009, previa a implantação de 720 novas unidades. Até o momento, 86 novas agências já foram inauguradas. A expectativa é que até o final de 2014, as 634 unidades restantes sejam entregues à população.
  No Rio Grande do Norte, das 12 agências previstas no PEX, apenas uma foi inaugurada, em Touros. A unidade de Angicos, inaugurada em agosto, não faz parte do Plano.  As unidades de Baraúna e São Miguel estão com as obras sendo finalizadas. As demais estão precisando de recursos financeiros: Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu. Antes de reunir-se com os deputados, na Câmara, o ministro Garibaldi Alves recebeu em seu gabinete a bancada federal de Rondônia. Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e os deputados federais Marinha Raupp, Carlos Magno, Mauro Nazif, Natan Donadon, Milton Capixaba, Padre Ton e Lindomar Garçon concordaram em colaborar com o Ministério para viabilizar a construção de agências em Ariquemes e São Miguel do Guaporé. 


Fonte Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário