sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mais de 40 mil inscritos em concurso

A quantidade de inscritos para o concurso de professores da rede estadual de ensino ultrapassou o montante de 41 mil candidatos. O número surpreendeu a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) que esperava pouco mais de 16 mil inscritos.
A confirmação da inscrição deveria ser realizada até ontem à noite mediante o pagamento da taxa, conforme previa o cronograma do certame. Mesmo assim, a quantidade de inscritos que quitaram a inscrição ultrapassou os 21 mil candidatos até a quarta-feira, dia 26. Ou seja, o número de inscritos confirmados também já superou o esperado.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra, a grande quantidade de inscritos dará à Secretaria a possibilidade de um maior número de aprovados. Em outras palavras, isso significa que o banco de dados do Estado irá ter uma maior quantidade de professores na espera para assumir uma vaga na rede estadual de ensino.
O edital disponibiliza 3.500 vagas que, de acordo com o setor de Recursos Humanos, devem começar a ser ocupadas pelos aprovados já no início do próximo ano letivo. "Estamos trabalhando para que todo o processo termine a tempo de convocarmos os aprovados já para as aulas de 2012, de acordo com as necessidades do nosso quadro", esclarece Ivonete Bezerra.
O relatório final com todos os indicadores do concurso só deve ser divulgado na próxima semana pela Fundação Cesgranrio, empresa responsável pela execução do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro na capital, Natal, e ainda em Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Além da prova, os candidatos serão submetidos ainda a provas de redação e avaliação de títulos.
Ivonete Bezerra explicou que, mesmo tendo recebido uma grande quantidade de inscritos, não deverá haver modificações no que já estava previsto, incluindo mais locais para realização de provas ou mesmo inclusão de outros critérios para seleção. Pelo edital, todo o processo deve ser concluído até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.
DIMENSÃO
Para se ter uma dimensão do montante de candidatos, a quantidade de inscritos é equivalente a toda a população da Cidade de Currais Novos (Seridó) ou ainda se juntasse toda a população das cidades de Monte Alegre e Parelhas (Seridó).
Sindicato : necessidade é maior que oferta
O último concurso público realizado pelo Governo do Estado para convocação de professores foi realizado em 2005. Para Rômulo Arnoud, dirigente do sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN, a consolidação do Piso Nacional do Salário do Magistério é um dos motivos que impulsionaram a grande quantidade de inscritos.
Mesmo assim, ele diz que a necessidade de professores para completar o déficit do Estado é muito superior. "A quantidade de profissionais que estão dando entrada com o pedido de aposentadoria é muito alta e ainda temos aqueles que se afastam. Acredito que a necessidade ultrapasse os 4 mil professores", estima ele.
Das três mil e quinhentas vagas ofertadas, pouco mais de 600 devem ser distribuídas entre o polo que concentra as Diretorias Regionais da SEEC (Dired) de Assú (11ª), Mossoró (12ª) e Angicos (13ª).

do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário