sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Funcionários das escolas estaduais entram em greve


Por unanimidade, os cerca de 50 funcionários de escolas da rede estadual de ensino que participaram ontem de assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) em Mossoró confirmaram a aprovação da greve por tempo indeterminado.

A paralisação dos técnicos de nível médio (TED), técnicos de nível superior e (TNS) e Assistentes de Serviços Gerais (ASGs) começa em hoje em Mossoró onde há 62 escolas estaduais. De acordo com Rômulo Arnaud, coordenador geral do Sinte-RN, será formado comando de greve que vai conversar e mobilizar a categoria nas escolas do município e dos outros oito municípios que compõem a regional de Mossoró.

“Esperamos que a categoria se mobilize. Sabemos das dificuldades, pois essa categoria não tem tradição de entrar em greve e há funcionários terceirizados, mas a greve é um processo que vai sendo construído”, comentou Rômulo.

Hoje, os funcionários de escolas do Estado realizarão ato público em Natal com outras categorias em greve no RN. A mobilização que terá início às 8h, em frente ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a vice-governadoria, é coordenada pelo Sinte, Sinai e Sintern, e conta com o apoio do Sindsaúde.

Com a paralisação, os trabalhadores reivindicam o pagamento dos 70% restantes do reajuste determinado com o Plano de Carreira. Os 70% deveriam ter sido pagos a partir de setembro até dezembro, em quatro parcelas iguais, conforme acordo firmado com a categoria e documento assinado por Paulo de Tarso, chefe da Casa Civil do RN.

Conforme calendário divulgado pelo Sinte em seu site oficial, amanhã haverá reunião com diretores, equipes pedagógicas no Sinte; no dia 10 será promovida assembleia dos funcionários às 14h30, na Escola Winston Churchill; e no dia 11 haverá mobilização dos servidores na Assembleia Legislativa a partir das 8h30. O objetivo é garantir o compromisso assumido pelo presidente da Assembleia legislativa, Ricardo Motta.

F: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário