terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paulo de Tarso acusa Carlos Augusto de governar Estado

"O governo está em frangalhos". A definição sobre o governo Rosalba Ciarlini (DEM) foi feita no final da semana passada, durante uma entrevista concedida à jornalista natalense Thaísa Galvão, pelo ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, ao revelar bastidores da administração no Rio Grande do Norte e sobre a forma como isso vem ocorrendo nos últimos nove meses no Estado.
  Mesmo diante das mudanças ocorridas no Governo do Estado, a partir do rompimento do vice-governador Robinson Faria, e da saída de outros integrantes do primeiro escalão da administração, as pesadas afirmações de Paulo de Tarso Fernandes, é o que mais tem repercutido, diante de sua importância no cenário político do Rio Grande do Norte. Que Carlos Augusto Rosado sempre mandou nas gestões, quando a mesma foi prefeita de Mossoró por três vezes, todos já sabiam e isso não é nenhuma novidade.
  Mas, as acusações de Paulo de Tarso Fernandes repercutem na política do Estado, a partir do peso que o mesmo teve até pedir exoneração do cargo. Era ele próprio quem comandava a defesa do governo Rosalba Ciarlini no confronto com setores da sociedade, como o funcionalismo público. Paulo Tarso bateu de frente, em várias oportunidades com sindicalistas e representantes de algumas categorias ao sair em defesa da administração.
  Paulo de Tarso Fernandes aponta como o Governo do Estado vem sendo administrando por Rosalba: "Ela despacha em casa. Governa de casa. Mas o lugar do governador é no gabinete. Até porque um deputado, um prefeito ou um secretário que quiser falar com a governadora não vai para a casa dela sem ser chamado, mas na Governadoria ele chega".
  De acordo com o ex-chefe da Casa Civil, "a opção pela residência oficial se dava pelo fato de, na Governadoria, não ter como o ex-deputado Carlos Augusto participar das decisões".  E afirma ainda: "Por causa da interferência familiar, a governadora tem trocado seu gabinete na Governadoria pelos terraços de sua casa".
  Como exemplo da ingerência de Carlos Augusto Rosado no governo, Paulo de Tarso citou o episódio em que Robinson Faria sancionou o projeto dispondo sobre aprovação pela Assembleia Legislativa de empréstimo junto ao BIRD. "Falei com ela (Rosalba) pelo telefone em Nova York e ela me disse que Robinson podia sancionar. Quando falei com o deputado (Carlos Augusto) ele me disse que eu trancasse a lei na gaveta e não entregasse", revelou o jurista Paulo de Tarso Fernandes.
  O ex-deputado Carlos Augusto Rosado teria insistido para que o documento fosse engavetado. "Disse que a lei estava em qualquer lugar. Em Tibau ou em qualquer lugar. Mas aí o governador era Robinson e a governadora Rosalba estava sabendo, não havia nada que ela não soubesse, então decidi não atender ao deputado", acrescentou o ex-auxiliar.   
  Paulo de Tarso Fernandes disse ainda que Carlos Augusto Rosado também teria ligado para o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, e pedido que ele não entregasse a proposta a Robinson Faria para ele sancionar. Segundo Paulo, Motta também teria dito que não iria atender o pedido de Carlos, que estava em um SPA na praia de Rio do Fogo durante a viagem da esposa-governadora aos Estados Unidos.


Jurista diz que oposição hoje é o povo

O jurista Paulo Tarso informou que disse a Rosalba que não concordava com o que vinha acontecendo, e que ela deveria entender que hoje a oposição ao seu governo não está mais no círculo do vice-governador Robinson Faria como tem se comentado nos bastidores governistas. "Eu disse a ela que a oposição ao governo não está mais na Assembleia. Está nas ruas. A oposição é o povo, é o funcionalismo, é o sindicalismo", declarou Paulo de Tarso, que numa conversa dura com a governadora Rosalba chegou a definir a gestão de 10 meses como sem sucesso.
  "Eu disse a ela que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos. Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar", revelou Paulo de Tarso Fernandes, que a minha pergunta sobre o crescimento da arrecadação, disse não entender como, apesar do registro do crescimento da arrecadação, o governo não ter como botar as contas em dia.
  Na conversa com Rosalba Ciarlini, Paulo de Tarso teria alertado sobre a forma como o governo tem tratado o funcionalismo. "Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar", afirmou Paulo. "Foram 10 meses de governo onde todas as decisões do Estado foram do marido da governadora", acrescentou, lembrando que todas essas posições foram colocadas, tanto para a governadora Rosalba Ciarlini quanto para o seu marido Carlos Augusto Rosado.


Paulo diz que a situação é gravíssima

A decisão de Paulo de Tarso Fernandes em apresentar pedido de exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Governo do Estado aconteceu pela forma como o Governo do Estado vinha sendo comandado.   
  E, foi precipitado em função da recusa da governadora Rosalba e de Carlos Augusto Rosado em renomear o vice-governador Robinson Faria para a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.
 Como interlocutor do desembarque de Robinson Faria para o grupo que acabou elegendo Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado no pleito do ano passado, Paulo de Tarso se sentiu desprestigiado diante da atitude do casal que comanda o Poder Executivo do Rio Grande do Norte. 
  Em três oportunidades, ele teria levado o documento com nomeação de Robinson para voltar à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e não teve atendidos os pleitos que seriam considerados naturais.
  Saio em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria. Eu não sou nada. Não sou homem público. Sou um funcionário público. E a minha solidariedade é com o vice-governador Robinson Faria. Porque quem quiser que ache grave, mas eu considero o que está acontecendo, gravíssimo", denunciou o ex-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso.
  Ele sempre manteve laços de amizade com o vice-governador, assim como manteve relação de amizade com a governadora Rosalba Ciarlini e com o marido Carlos Augusto e ainda com o ministro Garibaldi Filho, ambos integrantes do grupo que governa o Rio Grande do Norte. "Ele pode ter tomado uma das decisões mais difíceis da sua vida", disse um deputado.


Anselmo Carvalho assume a chefia da Casa Civil no RN

 O secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Anselmo Carvalho, é o novo secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado. A nomeação foi feita pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã de ontem, no Centro Administrativo, e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em sua edição que circula hoje no RN.
  "Conheço Anselmo há muitos anos. É um rapaz responsável e tem se mostrado firme em suas decisões à frente da Secretaria de Administração. Tenho certeza que ele me ajudará muito a administrar o Estado", disse a governadora Rosalba Ciarlini. Segundo o novo secretário-chefe do GAC, será feito um levantamento para atualizar as informações e, assim, poder dar continuidade ao trabalho que tem sido feito no Governo do Estado.



Fonte Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário