quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Reajuste para professores estaduais este mês está garantido

Em reunião com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, ontem de manhã, em Natal, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) obteve dela a informação de que não existe nada de oficial de que o Governo do Estado não cumpriria reajuste dos professores acordado para este mês.
A possibilidade foi cogitada pela governadora Rosalba Ciarlini em matéria publicada sábado (3), no jornal Tribuna do Norte. "A secretária nos disse que não existe nada de oficial da equipe econômica sobre isso e que o reajuste dos professores está garantido", informa o coordenador do Sinte em Mossoró, Rômulo Arnaud.
Segundo ele, a indefinição é quanto aos demais servidores, inclusive da educação, mas não do magistério. "A secretária de Educação se comprometeu a nos informar assim que tiver algo oficial, portanto só podemos nos pronunciar quando tiver algo oficial do governo", diz o sindicalista.
A conversa com a secretária de Educação ocorreu ontem pela manhã, porque foi adiada de anteontem devido à visita a Natal do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Os dirigentes do Sindicato questionaram Betânia Ramalho sobre o novo discurso da governadora Rosalba Ciarlini sobre a implementação dos Planos de Carreira, cujo acordo que pôs fim à greve dizia que eles começariam a ser pagos agora em setembro.
Segundo o Sinte, a secretária informou que não havia sido avisada se a decisão se estenderia ao magistério e disse que se reunirá com a governadora para discutir a questão. Betânia Ramalho disse que logo que entender como ficará a situação dos professores comunicará ao Sinte.
A coordenadora geral Fátima Cardoso disse, no entanto, que a preocupação do Sindicato não estava restrita aos professores, mas se estendia aos demais trabalhadores em educação. Estes, sim, foram inclusos claramente no pronunciamento da governadora.
A dirigente aproveitou para falar sobre o clima de desconfiança e de falta de credibilidade que o anúncio causou à categoria. "Nós do Sinte não recebemos bem a notícia, muito menos a categoria, que já se mostra disposta a se mobilizar pela garantia do acordo que foi feito com o Estado", disse a sindicalista.
Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho, o Governo do Estado cumprirá todos os compromissos assumidos com os servidores públicos estaduais. "Desconheço essa informação de que o Governo não cumprirá acordos. Os acordos foram feitos e o Governo vai cumpri-los", assegura.
Anselmo Carvalho acrescenta que o Governo não é irresponsável de assumir compromisso sem ter como arcá-los, afirmando que o Governo assumiu compromisso de reajuste escalonado de setembro a dezembro, e que a primeira parcela será paga na folha de setembro, a ser liberada no dia 30 de setembro.
"Inclusive, já estamos cumprindo outros acordos, como pagamento de horas adicionais na educação. O Governo não assume nenhum acordo que não pode cumprir", reafirma o secretário de Administração e Recursos Humanos.   


Fonte O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário