quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UERN

Professores se reúnem para decidir rumo de movimento grevista

aduern_sedeA categoria docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária, hoje, às 10h, para avaliar a greve e definir o rumo do movimento paredista. O encontro será realizado na sede da Associação dos Docentes da Uern (Aduern).
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, é muito importante que todos os professores participem do encontro. "Chegamos a um ponto crucial do nosso movimento. Todos devem participar porque definiremos o futuro da nossa greve", explica.
Flaubert Torquato informa que no encontro de hoje os professores irão votar se encerram a greve ou aguardam decisão judicial. O professor afirma que já se esgotaram todas as possibilidades de negociação com o governo. "Em vários momentos a categoria flexibilizou suas propostas para pôr fim ao impasse. No entanto, o Governo do Estado se manteve intransigente e levou a questão ao Judiciário", declara.
Até o momento, o relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento ainda não se pronunciou. O desembargador decidiu primeiramente ouvir as partes e depois o Ministério Público. O caso permanece com o MP, que tem até hoje para devolver o caso ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
A assessoria jurídica da Aduern solicitou audiência de conciliação junto ao TJ, entretanto, informalmente, o desembargador Saraiva Sobrinho disse que não estava propício a acatar o pedido de realizar um encontro judicial na tentativa de promover o acordo entre as partes.
De acordo com Flaubert Torquato, o magistrado justificou que ao abrir o prazo para as partes se pronunciar antes do julgamento do pedido de ilegalidade do movimento grevista esperava-se que houvesse tempo para um acordo. Como isso não ocorreu, o desembargador pressupôs que caso ocorresse uma audiência de conciliação esta não teria o resultado esperado. A decisão do pedido de ilegalidade da greve deverá ser expedida nos próximos dias.
A greve da categoria docente teve início no dia 31 de maio e já chega aos 106 dias.
Na última negociação, os servidores apresentaram a contraproposta de reajuste de 14% para abril de 2012, em resposta ao oferecimento de 10,65% feito pelo Executivo, o que, segundo os servidores, não contempla a inflação acumulada do período. No entanto, o governo mantém a última proposta apresentada.
Além de reajuste salarial, os professores da Uern reivindicam descontingenciamento do Orçamento da Universidade, autonomia financeira plena da instituição, melhores condições de trabalho e de aprendizagem para os estudantes.

Fonte O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário