quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Médicos anunciam greve, mesmo recebendo aumento

O Governo do Estado confirmou que irá pagar, a partir de hoje, as gratificações aos médicos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). A notícia, porém, não foi suficiente para mudar a decisão dos profissionais que decidiram manter o indicativo de greve com dia e hora marcados. "Se o Governo não atender nossas reivindicações, iremos iniciar o movimento grevista no dia 4 de outubro às 20h", advertiu o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira. O voto pela permanência do indicativo de paralisação foi feito durante uma assembleia da qual o próprio secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, participou. "Eu estava na audiência e confirmei que o pagamento seria feito no contracheque do mês de setembro. Mas os médicos não recuaram", ressaltou o secretários. Para a classe médica, o Governo do Estado está escamoteando as reivindicações feitas no início de junho.

De acordo com Geraldo Ferreira, o Executivo Estadual apresentou uma proposta de divisão da categoria em duas. Uma que receberá as gratificações a partir deste mês e outra que não receberá. Segundo Domício Arruda, a gratificação só será paga aos médicos que trabalham em regime de plantão. O que corresponde a aproximadamente dois mil profissionais em todo o estado. 

O Sindicato, em contrapartida, reivindica o pagamento sem distinção de ambiente de trabalho. "Nós somos médicos, independente do local onde desempenhamos nossas funções. Seja num plantão ou em um serviço ambulatorial", defendeu o presidente do Sinmed. Ele reitera que a categoria está revoltada e julga como uma tentativa de destruição do Plano de Cargos e Carreiras da categoria, a decisão do Governo de pagar as gratificações somente a uma parte dos servidores da Saúde. Cerca de 280 médicos servidores da Sesap não receberão o aditivo.

Além do pagamento do piso salarial unificado, o Sinmed cobra a inclusão dos aposentados como recebedores do mesmo quantitativo dos profissionais ativos, remoção de pacientes de clínica médica de hospitais de urgência e emergência e, ainda, melhores condições de trabalho.  "Não temos condições de atendermos nas circunstâncias nas quais se encontra o Walfredo Gurgel atualmente, por exemplo", reiterou Geraldo Ferreira. 

Pagamento está garantido para 2 mil médicos
 O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, alegou que a incorporação pleiteada pela categoria no final de junho, será depositada com os vencimentos deste mês. Hoje se iniciam os pagamentos referentes ao mês de setembro. "A reivindicação inicial foi pela incorporação da gratificação e isto será provado  no contracheque dos médicos. Nós iremos pagar", anunciou o secretário. 

 DIVISÃO

Sobre a divisão da categoria em duas - os que recebem e os que não recebem a gratificação - o Domício explicou que o Governo irá pagar aos médicos cadastrados na Sesap como plantonistas. Cerca de dois mil médicos irão receber o valor a maior, em detrimento de 280 profissionais cujos salários não sofrerão alteração.

 "Os que não irão receber são aqueles que trabalham em unidades como o CRI e o Centro de Saúde Reprodutiva, por exemplo", esclareceu Domício Arruda. Além destes, os que estão cedidos a outros órgãos também não receberão.  Sobre as imposições feitas pelos médicos, o secretário disse que não poderão ser atendidas. "Agora, o Sindicato quer que seja estabelecido um piso único e não podemos fazer isto". 

Policiais civis vão esperar reunião com Governo
Em assembleia realizada ontem à noite, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol RN), decidiu adiar para o dia 7 de outubro o indicativo de greve da categoria. Após uma reunião dos representantes do Sinpol com a consultora-geral do Estado, Tatiana Mendes da Cunha, ficou acordado uma audiência com o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho, com a direção do Sindicato, além da própria consultora-geral às 16h do próximo dia 6.

"Atendendo a um pedido da governadora Rosalba Ciarlini, a consultora-geral entrou em contato conosco solicitando uma reunião. Nós apresentamos nossas reivindicações e ela solicitou um estudo da implantação dos nossos planos ao Governo", esclareceu Vilma Marinho. De acordo com ela, a reunião do dia 6 de outubro foi marcada por Tatiana Mendes da Cunha no início da noite de ontem. 

De acordo com Vilma Marinho, o Governo do Estado vem descumprindo acordos firmados com a categoria com o aval da Justiça Estadual. "Nós temos um título executivo judicial e o Governo insiste em não honrar o que foi acordado", ressaltou. Dentre os itens descumpridos, está a apresentação de um cronograma de pagamento retroativo aos policiais civis.

Além disso, o Governo do Estado  não realizou a retirada dos presos das delegacias. Ontem, de acordo com o Sinpol, cerca de 76 homens  estavam detidos na Delegacia de Plantão da zona Sul, na Cidade da Esperança. 

O temor de que uma rebelião ocorra e, consequentemente, de que os homens fujam, fez com que os moradores do bairro se organizassem num movimento. Eles cobram ações imediatas da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e um protesto está marcado para amanhã à tarde em frente à Delegacia. 

Seis categorias decidiram parar no próximo dia 4
Das quinze categorias que compõem a base do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai RN), seis já confirmaram o início do movimento grevista para o dia 4 de outubro. São elas: Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema),   Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária  (Idiarn), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além dos técnicos da administração direta.

 Até amanhã, outras categorias poderão aderir ao movimento grevista. Os médicos servidores da Saúde Estadual confirmaram o início da paralisação para às 20h do dia 4. O técnicos da Secretarias Estaduais de Educação e Tributação, além dos Agentes Penitenciários, discutirão em assembleia, adesão ao movimento.



Fonte tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário