O documentário "Pátria Armada Brasil", produzido por alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Decom/Uern), ficou em primeiro lugar na categoria audiovisual na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Nacional, evento que faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Recife.
O vídeo, que já havia sido premiado na Expocom Nordeste, realizado no dia 17 de junho em Maceió, agora superou produções de universidades de outras regiões do Brasil, tendo como principal concorrente um documentário produzido por uma universidade particular de São Paulo. "Apesar da pouca estrutura, conseguimos superar nossas dificuldades e mostrar que temos condições de produzir vídeos de qualidade", destaca a professora do Decom Ana Lúcia.
Para a estudante de Comunicação Social e diretora do curta Marbenes Maia, o resultado pode servir de estímulo para que outros estudantes desenvolvam trabalhos de audiovisual em Mossoró. "Fico muito feliz com o resultado, não só por mim, mas pela Uern, que vem passando por dificuldades, e espero que a premiação possa estimular outros alunos, que eles participem de congressos e desenvolvam mais vídeos", destaca Marbenes Maia.
Essa é a primeira vez que um trabalhado do Decom fica em primeiro lugar no Intercom Nacional. "Nós tínhamos expectativa, mas sabíamos que ia ser difícil concorrer com universidades com grande estrutura. Essa premiação é importante para a cidade, e desenvolvemos esse trabalho pensando em sua contribuição para a sociedade, por isso que o tema escolhido foi a ditadura", conta a professora Ana Lúcia.
Fruto da disciplina Agência Experimental em Radialismo, ministrada pela professora Ana Lúcia, o curta-metragem tem duração de 22 minutos e mostra o depoimento de quatro personagens que moram em Mossoró e sofreram torturas e outras violências durante a ditadura militar no Brasil.
Participaram da produção do documentário cinco estudantes da habilitação em Radialismo, que receberam o apoio do Departamento de Comunicação durante a elaboração do projeto. "É importante destacar que o vídeo teve a participação de todo um grupo, composto por alunos, pela editora Edileusa Martins, pelo Decom de forma geral", conclui Ana Lúcia.
O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário