sexta-feira, 13 de abril de 2012

Protesto contra 165 dias sem água

Luís Gomes - Cerca de 50 famílias do município de Luís Gomes, distante 450km de Natal e 250 de Mossoró, que está entre os 139 em situação de emergência devido à falta de chuvas, fecharam na manhã de ontem a BR-405, divisa do Rio Grande do Norte com o Estado da Paraíba. A Polícia Militar dos dois estados acompanharam a mobilização, além de equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Pau dos Ferros.
A população de Luís Gomes, que é de aproximadamente 10,5 mil habitantes, reclama que não recebe água nas torneiras há exatos 165 dias na cidade. O desabastecimento aconteceu porque o açude Dona Lulu Pinto, que abastece a cidade, secou. Desde então, a população passou a receber água em carros-pipas e causa revolta nos moradores.
A água é distribuída em 10 cisternas instaladas na cidade por caminhões do Exército, do Programa Carro-Pipa, e também por veículos alugados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Deste local, a população colhe a água em baldes, bacias e garrafões e leva no braço para suas residências, uma situação difícil de compreender.
A água vem de açudes das cidades de Major Sales e Rafael Fernandes. Mas o quadro não era para estar assim. O Governo do Estado, com recursos federais, está investindo R$ 136 milhões na construção do Sistema Adutor do Alto Oeste, para levar água para abastecer 26 cidades do Alto Oeste do RN com água das barragens de Pau dos Ferros e Santa Cruz.
As obras deste sistema adutor estão paradas desde 2010. O atual governo informa que em maio recomeçam as obras. Mesmo que recomecem em maio, não existe prazo para o início das atividades do sistema, pela complexidade do sistema e o que falta para fazer. Para a população de Luis Gomes, conforme o comerciante Francisco Morais, "é um grande constrangimento".
Outro investimento que poderia ser feito para evitar o colapso de água era construir uma adutora do açude da cidade de Major Sales, para abastecer o sistema de abastecimento da cidade de Luis Gomes. Esta proposta foi apresentada pelo Poder Executivo ao Governo do Estado ainda no primeiro semestre de 2011. Esta proposta foi ignorada.
Há poucas semanas, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) enviou máquinas para perfurar seis poços no município, mas eles não foram concluídos. Em duas opções, os poços não deram água. Dois deu, mas a vazão foi muito pequena. Os outros dois não foram perfurados, porque a máquina está quebrada há uns 15 dias.
No protesto ontem, na BR-405, os moradores de Luis Gomes fecharam a BR-405 com troncos de madeira e pneus. Deixaram passar somente ambulâncias. A Polícia Militar de Pau dos Ferros, que esteve no local durante toda a manhã, disse que o protesto ocorreu sem incidentes. A manifestação popular despertou até a mídia nacional.

Outras cidades
Assim como Luis Gomes, as cidades de Antônio Martins e Serrinha dos Pintos também estão em colapso de água. Antônio Martins está fazendo uma adutora do Açude de Lucrécia e Serrinha dos Pintos recebe água complementar em carros-pipas. As cidades de Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, também na mesma região, enfrentam dificuldades de abastecimento, a pesar de estarem distantes apenas 15 quilômetros da barragem de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário