terça-feira, 17 de abril de 2012

Professores tentam conciliação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), por meio da assessoria jurídica, solicitou ao desembargador Expedito Ferreira, do  Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a intermediação para audiência de conciliação com a Prefeitura do Natal. O pedido substitui o agravo à medida liminar favorável ao Município, concedida pelo magistrado. Em greve desde o dia 30 de março, a categoria mantém a paralisação, apesar da decisão judicial que determinou, no último dia 11, o retorno imediato às salas de aulas. O descumprimento acarreta multa diária de R$ 10 mil. Os professores realizam, a partir das 11 horas de hoje, ato público em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

Em uma reunião, na manhã de ontem, o Sindicato expôs as dificuldades  enfrentadas por professores e alunos em sala de aula, referente à infraestrutura e deficiência de pessoal. "Foi uma conversa proveitosa e esperamos que até a sexta-feira possamos ser recebidos pela prefeita para negociar", disse Fátima Cardoso.

Os professores querem a implantação  do piso nacional, o que implica num reajuste de 22,22%. O coordenador do Sinte, Rômulo Arnaud Amâncio, admite que o Sindicato pode flexibilizar a pauta de reivindicação. "Estamos nos propondo a conciliar, o que não podemos aceitar é o percentual ofertado pelo Município", disse.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação era de reajuste de 10% sobre os salários atuais. O percentual seria pago em três parcelas, de 3,2%, cumulativos, com a primeira aplicada na folha deste mês. O secretário de educação Walter Fonseca descarta a possibilidade de negociação antes do término da greve. "Não iremos receber a categoria em paralisação", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário