quinta-feira, 19 de abril de 2012

Caminhada do MST pelas ruas de Natal termina após parada na Governadoria

do DIARIODENATAL.COM.BR
 
Após uma caminhada pelas ruas de Natal, cerca de cem integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), que realizaram a concentração na área externa do prédio do Incra, seguiram pela Zona Leste, na Avenida Hermes da Fonseca e se dirigiram em direção a BR-101 até a sede da Governadoria, situada no Centro Administrativo. Segundo o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o manifesto, que ainda não teve o motivo revelado, foi encerrado por volta das 11h30, após um a conversa de representantes do MST com o Governo.
 
Na ocasião, a comissão do MST foi recebida pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e pelo secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Esdras Alves. A comissão foi entregar uma pauta de reivindicações que, entre vários itens, solicita a desapropriação de terras e infraestrutura para os assentamentos. Os representantes exigiram a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

Anselmo Carvalho informou que a Governadora se encontra em Brasília, desde quarta-feira (17), onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para apresentar a situação de emergência em que se encontram 139 municípios do Estado por causa da seca. “A Governadora solicitou a imediata liberação de R$ 50 milhões para implementação de ações da Defesa Civil e atendimento de todos os municípios com abastecimento d'água e, em alguns casos, alimentação”, falou o secretário.

O chefe do Gabinete Civil se comprometeu em marcar reuniões com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales e como o secretário de Estado interino de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, ainda esta semana. “Os dois secretários acompanharam a Governadora em Brasília e, com certeza eles tem algumas notícias atualizadas do interesse de vocês. Mas já informo que a Governadora está muito preocupada com a situação de seca que vem abatendo o Estado e está focalizada em realizar ações que venham amenizar o sofrimento do homem do campo”, disse ele.

Os representantes do MST solicitaram também uma reunião com a Governadora, mas esse encontro ficou de ser confirmado pelo chefe do Gabinete Civil. Na próxima segunda-feira (23), Rosalba Ciarlini vai se reunir com os prefeitos dos 139 municípios que se encontram em situação de emergência e está previsto para acontecer na terça-feira (24), uma reunião na Sudene da presidente Dilma Roussef com os Governadores do Nordeste, quando será apresentado o programa emergencial de combate à seca do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário