sábado, 28 de abril de 2012

Professores aceitam acordo com a PMM e encerram greve na rede municipal

Em assembleia ontem de manhã no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), os professores da rede municipal decidiram encerrar a greve, iniciada no último dia 4 por falta de acordo com a Prefeitura.
É que o município se negou a conceder reajuste de 22,22%, previsto na Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, oferecendo 6,37%. Mas, na assembleia de ontem, a categoria avalizou acordo entre a Prefeitura e a diretoria do sindicato, obtido em audiência anteontem, no Palácio da Resistência.
Ficou decidido que a lei que alterou o Plano de Cargos, Carreira e Salários será sancionada, pois é obrigação legal. Porém, a Prefeitura se comprometeu a enviar à Câmara Municipal Projeto de Lei Complementar, restabelecendo os níveis e classes dos educadores, inclusive de nível médio, que foram extintos.
Além disso, permanecem os percentuais diferenciais entre as classes e níveis. O reajuste concedido, no entanto, foi o mesmo ofertado inicialmente: 6,37%. Apesar do desgaste da greve e das negociações, a presidente do Sindiserpum, Marilda Sousa, considera a mobilização positiva.
"Os professores deram uma aula de cidadania. Eles mostraram à sociedade como deve se lutar por seus direitos, e que não se renderam nem quando sofreram golpes baixos. Nós saímos da greve com nossa dignidade intacta", avaliou, acrescentando que a categoria continua vigilante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário