sexta-feira, 27 de abril de 2012

PMM recua e professores podem encerrar greve

Em audiência ontem no Palácio da Resistência entre representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), avançou o diálogo para o fim da greve dos professores da rede municipal.
A presidenta do Sindiserpum, Marilda Sousa, conta que a audiência começou no final da manhã e terminou por volta das 15h. A PMM conformou que sancionará mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação.
As alterações, segundo o sindicato, retirariam conquistas da categoria, pois professores ficariam com o salário "congelado" por pelo menos 3 anos, perderiam cerca de 40% do salário e professor de nível médio terá remuneração maior do que um de nível superior.
A sanção será feita, argumentou a Prefeitura, por questões de prazo legal. Por outro lado, ainda segundo Marilda, a Prefeitura se comprometeu a enviar projeto de lei em caráter de urgência à Câmara Municipal, repondo direitos retirados nas mudanças no Plano.
Porém, isso só será feito com uma condição: se os professores encerrarem a greve nas escolas municipais, iniciada no último dia 4. Embora haja possibilidade de encerramento da paralisação de acordo com esse compromisso, Marilda Sousa é cautelosa.
"Isso será decidido numa assembleia amanhã (hoje), às 9h, no auditório do Sesi, uma decisão que não pode ser tomada por mim e que será tomada por toda a categoria", diz a presidenta do Sindiserpum, acrescentando ter sido positiva a audiência pelo avanço do diálogo obtido.
O encaminhamento do novo projeto à Câmara repondo as perdas geradas pela aprovação do PCCS é tido como um avanço pela categoria. Durante o período de votação deste último projeto, os sindicalistas travaram uma "batalha" com os vereadores para evitar a aprovação, chegando a fazer mobilização em frente à CMM. Após a aprovação, a categoria distribuiu panfletos nas ruas denominando os vereadores que votaram a favor do projeto como "inimigos da educação". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário