quarta-feira, 25 de abril de 2012

Professores farão assembleia e podem entrar em greve por quebra de acordo

flaubert_torquato_2Aumenta a insatisfação dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com o Governo do Estado. A Associação dos Docentes da Uern (Aduern) foi informada que não consta o reajuste de 10,65% nos contracheques dos professores do mês de abril, conforme acordado em setembro do ano passado.
O acordo pôs fim à greve de 106 dias na Universidade, a maior do serviço público do Rio Grande do Norte. A negociação previa o pagamento de 10,65% em abril de 2012; 7,43% em abril de 2013; e 7,43% em abril de 2014. Mas, segundo informações, o acordo não será cumprido.
Os professores aguardavam o fechamento da folha de pagamento de abril na expectativa de que o reajuste fosse incorporado. Como não aconteceu, a Aduern convocou assembleia geral extraordinária com os professores para amanhã, às 9h, na sede da entidade em Mossoró, para decidir a posição da categoria. A possibilidade de greve não está descartada.
A informação de que o reajuste de 10,65% não estava presente na folha de pagamento de abril foi dada à Aduern em audiência com o reitor Milton Marques, anteontem à noite. Na ocasião, Marques informou que hoje se reunirá com o secretário chefe do Gabinete Civil do Estado, Anselmo Carvalho, e com o consultor-geral do Estado, José Marcelo Costa.
Nessa audiência, pedirá informações sobre a tramitação do projeto de lei que altera os salários dos professores da Uern. Essa proposta está na Consultoria Geral do Estado desde janeiro de 2012, quando já deveria ter sido enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa.
Ciente da demora da tramitação do projeto de lei, no início de março, a Aduern solicitou uma audiência à governadora Rosalba Ciarlini, mas, até o momento, não teve a solicitação atendida. "É uma demonstração de descaso, desrespeito e falta de compromisso", diz o presidente da Aduern, Flaubert Torquato.  CONTRADIÇÃO
A informação de que o reajuste não foi incorporado na folha de abril coloca em contradição a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que garantiu, em entrevista ao O Mossoroense, no último dia 17, ao desembarcar no aeroporto Dix-sept Rosado, que o aumento seria pago este mês. Perguntada sobre o assunto, respondeu: "Você tem dúvida? Eu não tenho nenhuma. Quem me conhece, sabe que quando eu firmo um acordo eu cumpro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário