sábado, 30 de julho de 2011

Secretaria de educação prepara concurso público para professor com 3.500 vagas

A falta de professores na rede estadual de ensino, é um problema em Mossoró. A falta dos profissionais em várias disciplinas, tem preocupado a coordenação da XII Diretoria de Educação (DIRED), que tem á frente a professora Magaly Nogueira.

Em várias escolas de Mossoró a situação chega a ser preocupante, como na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, onde faltam professores de Química, Biologia e Espanhol. E ainda acaba prejudicando os chamados cursos diferenciados, que praticamente não aconteceram, justamente por falta de professores.

Além da Abel Coelho, outras escolas de Mossoró estão passando pela mesma dificuldade. 
e acordo com ela, a procura tem sido muito pouca, mesmo apesar dos chamados por parte do Governo. "Nós sabemos dessas dificuldades, e tivemos a autonomia para contratar 110 estagiários, mas até agora, apenas pouco mais de 55 apareceram aqui na Dired, interessados em lecionar, e então fica complicado pra gente, porque estamos fazendo o possível pra reverter esse quadro", destacou Magaly Nogueira.

De acordo com ela, os estagiários interessados devem comparecer ao setor de protocolo da XII Dired, munidos de toda documentação, onde serão cadastrados.

No entanto, uma novidade começa a gerar expectativas junto aos profissionais da área, visto que a Secretaria Estadual de Educação e Cultura está ultimando os preparativos para a realização de um grande concurso público na educação.

De acordo com Magaly Nogueira, um levantamento feito pela Secretaria, aponta para a necessidade de 3.500 professores em todo o estado. " Essa situação só vai acabar com a realização do concurso público na área da educação, que está previsto para acontecer ainda nesse segundo semestre, onde a secretária de educação Betânia Ramalho, já está ultimando os preparativos para realização de um concurso público, onde já fizemos uma estimativa em toda rede, e o concurso deverá ser com vagas para 3.500 professores, que atuarão em todo o estado", finalizou.

O concurso será nesse segundo semestre, mas os aprovados só estarão fazendo parte dos quadros do estado, no início do ano letivo de 2012.

De acordo com informações fornecidas pelo Sindicato dos trabalhadores em educação do estado - Sinte/RN, a comissão do Concurso Público está fazendo a previsão da aplicação do 1/3 de hora-atividade dos professores para 2012 e solicitou que a SEEC tomasse as medidas necessárias para a implantação. O concurso deverá ocorrer este ano, como informou a coordenadora da XII Dired, para que em 2012 o ano letivo possa iniciar com os novos servidores, e o quadro de professores completo.


Fonte correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário