sábado, 30 de julho de 2011

Vacinação contra Hepatite B será realizada em agosto

Na quinta-feira passada foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais. A Prefeitura, através do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, do Departamento de Vigilância à Saúde e Atenção Integral, realizou sensibilizações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre a importância da imunização da doença, que é crônica e silenciosa.

Além dessa atividade de prevenção, haverá vacinação contra a Hepatite B neste mês de agosto, no município. De acordo com Elisângela Gurgel, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, de 1º a 31 de agosto serão vacinados contra Hepatite B profissionais da saúde, de beleza (como manicures, podólogos, depiladores) e tatuadores de Mossoró.

“Focamos em alguns dos públicos prioritários, e esse é um ponto importante. Também vacinaremos a população menor de 25 anos de idade. Devemos realizar ações nas universidades, no Senac, na escola técnica e no Mater Christi. Para os jovens, a vacinação ocorrerá do dia 10 ao dia 12”, disse Elisângela, acrescentando que ainda vai confirmar os locais.

Allany Medeiros, diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, informa que, segundo programação definida pela coordenação do Programa DST/Aids, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) deverão colocar em dia a vacinação dos profissionais de saúde e que os agentes de saúde farão visitas às manicures, pedicures, cabeleireiros, depiladores e tatuadores para cadastrá-los e depois imunizá-los contra a Hepatite B.

Somente neste ano, segundo Allany, foram confirmados 10 casos de hepatites virais no município. Gurgel informa que neste ano o programa municipal pretende fortalecer a política de prevenção às hepatites, consolidar a política de hepatites virais e articular uma rede.

Em Mossoró ainda foram disponibilizados à população os testes rápidos para detecção das hepatites B e C. “O Ministério da Saúde aprovou agora a realização dos testes rápidos, e Mossoró não vai ser prioridade. O que temos é o exame convencional realizado no Pam do Bom Jardim, disponibilizado para qualquer pessoa com referência da Unidade Básica de Saúde”, explicou Elisângela.

Ela acrescenta que durante a Feira da Beleza, dia 29, será proferida palestra para os profissionais do setor participantes do evento, que também deverão ser vacinados.

“Estamos fazendo um trabalho de sensibilização para que as pessoas e os profissionais entendam a importância da imunização e que se protejam tomando as três doses da vacina”, falou o gerente executivo da Saúde, Benjamin Bento.

HEPATITES VIRAIS
De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é a inflamação do fígado que consiste em um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Ainda conforme o Ministério, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário