domingo, 17 de julho de 2011

educaçao

Prouni dobra número de vagas na cidade


A recém-formada no curso de Gestão Ambiental Aline Daiane Bezerra, 20, pensou ao longo do curso em desistir da graduação escolhida. Os motivos? Diversos que iam desde desmotivação à necessidade e vontade de trabalhar. Mas uma conquista ainda antes de ingressar na faculdade a fez persistir. "Eu sempre pensei em trancar, mas como consegui estudar através de um programa de bolsas tão concorrido sempre pensava que não deveria dispensar a chance", conta Aline Daiane.
A bolsa da qual a mais nova gestora ambiental do mercado se refere é o programa do Governo Federal "Universidade para Todos - Prouni", criado ainda no Governo Luis Inácio Lula da Silva, em 2005, e mantido pela presidente Dilma Rousseff. Em Mossoró, o programa desde que foi criado só cresce. Em 2005, em seu ano de início, ofereceu entre integrais e parciais, 69 bolsas. No Rio Grande do Norte, a oferta foi de 1.531, ou seja, apenas 4,5% do total de bolsas potiguares estavam em Mossoró naquele ano.
Ao longo dos setes anos de execução do programa, os números mossoroenses melhoraram. Em 2011, foram 321 novas bolsas (1º semestre) e no RN a quantidade chegou a 3.149. Percentualmente, a participação da cidade nas vagas do estado subiu para 10,1% nos primeiros meses de 2011. No segundo semestre, a quantidade de vagas (160) ofertadas representou 22,2% das vagas do estado (718).
Com bolsa integral, a estudante Daiane explica que se inscrever no programa é fácil, o sistema segundo ela "é semelhante ao do Enem", diz ela se referindo ao Exame Nacional do Ensino Médio. Entretanto, ela faz uma ressalva, todas as informações enviadas pelo candidato à vaga seja parcial ou integral, são rigorosamente investigadas por meio de comprovação de documentos. "Eles investigam desde sua renda à quantidade de familiares que você possuir morando com você", conta ela.
Nair Rúbia - assessora de comunicação da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação - explica que os candidatos devem ter muita atenção no momento de pleitear uma vaga. "O estudante deve ficar atento às informações declaradas no momento de inscrição porque, caso seja pré-selecionado, ele deverá comprovar essas informações na instituição de ensino em que foi aprovado", explica. Rúbia ressalta que a finalidade original do PROUNI é ofertar a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola da rede pública. O programa foi institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

ACIRRADA
Com 13.579 bolsistas atualmente, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do Nordeste em número de estudantes que integram o programa. O estado fica atrás apenas da Bahia (50.274 bolsistas) e Pernambuco (15.180). No segundo semestre deste ano, o estado teve a maior concorrência, segundo o MEC. Cada uma das 718 vagas disponíveis foi disputada por 15 candidatos. "O Prouni tem crescido desde seu início.
Nos dois processos seletivos de 2011, foram atingidos os recordes de inscrição, com pouco mais de 1 milhão no processo do primeiro semestre e 460 neste processo do segundo semestre, o que mostra que a procura dos estudantes pelo Prouni é muito grande", explica Rúbia. O grande número de estudantes, segundo o MEC, estimula as instituições privadas de ensino superior a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário