domingo, 31 de julho de 2011

Governo do Estado do RN estuda reduzir Programa do Cheque-Livro para edição 2011 do evento

estrutura_da_feira_do_livro_2011Em reunião realizada em Natal, a Secretaria de Estado da Educação assegurou à organização da Feira do Livro de Mossoró esforço para garantir o Cheque-Livro para, pelo menos, as escolas estaduais de Mossoró. A posição final foi prometida pelo Governo do Estado para o começo desta semana, amanhã ou terça-feira.
"O governo garantiu que apressará a tramitação burocrática para ter uma definição nos próximos dias", informa o jornalista Rilder Medeiros, da Officina da Notícia, organizadora da Feira do Livro. "Mas não houve confirmação de recursos, pois isso dependerá de análise financeira", acrescenta.
Por um lado, a garantia deixou otimista a organização da Feira do Livro, já que o evento corria o risco de não ser beneficiada pelo Cheque-Livro este ano. Por outro, confirmou a redução do benefício, que nos anos anteriores era concedido a praticamente todas as escolas estaduais da região Oeste do Rio Grande do Norte.
Através do Cheque-Livro, as escolas estaduais dispõem de recursos, divididos proporcionalmente por número de alunos, para aquisição de livros, escolhidos e comprados em visita de alunos à Feira do Livro e que são usados para reforço das bibliotecas escolares, a fim de estimular estudantes à leitura.
A 7ª edição Feira do Livro de Mossoró será realizada de 9 a 14 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A montagem da estrutura física começou no último dia 22 e terminará esta semana, com supervisão de engenheiros e Corpo de Bombeiros. O evento deve receber cerca de 60 mil pessoas.
A estrutura que está sendo montada é o pavilhão climatizado, com 1.500 metros quadrados, o maior espaço do evento. Depois, começa montagem dos estandes e o Circo da Luz, onde haverá apresentações culturais e encontro com escritores, a exemplo do auditório da Estação das Artes.
A Feira do Livro consta de palestras, bate-papos, apresentações culturais, oficinas, exposições, lançamentos de livros e venda de uma grande variedade de obras. A intenção é aproximar pessoas e livros, incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária em todo o Rio Grande do Norte.
Neste ano, a Feira contará com a participação de nomes como Lobão, Frei Betto e Antônio Penteado. Além deles, diversos outros autores compõem a lista de atrações do evento. Dentro da Feira do Livro, também será realizada a 5ª edição do Prêmio Cosern de Literatura de Cordel, que premiará publicação de cordéis.
O público que prestigia a Feira só aumenta, além de reunir participantes de mais de 150 escolas públicas e privadas. Composto de crianças, adolescentes, adultos e idosos, o público visitante participa de oficinas, palestras, bate-papos, exposições e lançamento de livros, além de contar com a venda de uma grande variedade de títulos. 
Feira terá quatro espaços para deleite dos amantes da literatura
A Feira do Livro é dividida em vários espaços. O auditório da Estação das Artes é reservado para oficinas, palestras, bate-papos e discussões sobre literatura e suas diversas formas de expressão. A programação é direcionada para professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre os temas apresentados e que falam da poesia ao universo dos quadrinhos.
No Circo da Luz, o público pode assistir a apresentações culturais. Nessa arena, durante todo o dia sobem ao palco grupos teatrais e musicais de todo o Estado. À noite, o circo recebe autores nacionais e regionais.
O Pavilhão de Livros é dedicado à mostra de títulos a preços acessíveis. Trata-se do espaço de maior movimentação do evento e dá oportunidade aos visitantes de levarem para casa uma grande variedade de livros, histórias e personagens.
Já o Espaço do Autor é um estande destinado a bate-papos com escritores, lançamentos de livros de autores nacionais e potiguares. Também será aberto para que poetas, contistas e cordelistas apresentem seus trabalhos e interajam com o público da Feira.
Ao todo, serão seis dias com 120 horas de programação paralela em um espaço climatizado de 1.500 metros quadrados. A entrada é gratuita. A programação está bastante diversificada, trazendo lançamentos de livros, bate-papos, palestras, apresentação de teatro, dança e saraus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário