quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mais de duas mil pessoas participam de protesto contra perímetro irrigado

Caminhada de protesto contou com a participação de manifestante de toda a região
Mais de duas mil pessoas participaram no dia de ontem (25), em Apodi de uma grande mobilização comemorativa ao Dia do Agricultor Familiar, onde aconteceu uma caminhada pelas principais ruas da cidade.Depois da caminhada foi realizado um Ato Público em defesa da Chapada do Apodi contra a implantação do Perímetro Irrigado na Chapada.

O ato foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Apodi em parceria com todas as entidades que compõem o Fórum do Campo do Estado Rio Grande do Norte - Focampo.

O presidente do Sintraf de Apodi, Francisco Edilson Neto fez a abertura do ato agradecendo a participação de todos ao movimento e ao ato. "Estamos tendo a oportunidade de mostrar ao povo da cidade de Apodi que somos contra a implantação do Perímetro Irrigado na Chapada porque é um projeto de exclusão aos agricultores familiares e nós não vamos permitir que ele seja implantado da forma como está sendo apresentado", disse Edilson.

Ele disse ainda, que com a sensibilidade do ministro e o apoio do deputado Fernando Mineiro e da deputada Fátima Bezerra, além de entidades do Focampo lês abriram dialogo para reverter a situação. "Estamos dialogando com o Ministério da Integração Nacional para que o projeto seja revisto. Eu particularmente acredito na sensibilidade do ministro e nos apoio que estamos recebendo. Hoje é um dia para reafirmar nossa luta de esperança, porque a gente conseguiu rever essa posição", afirmou.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) também esteve em Apodi no evento que homenageou os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Representantes das entidades do Focampo fizeram pronunciamento denunciando os impactos que o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi trará as comunidades. Todos defenderam a necessidade de mudanças ao projeto original.

O coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), João Cabral também esteve presente no ato, onde destacou as iniciativas que estão sendo feita pelo Sintraf de Apodi, através de Edilson Neto e todos os diretores do Sindicato.

Segundo o presidente da Fetraf, João Cabral, o Dia do Agricultor Familiar ainda não é muito comemorado no movimento, mas é um momento importante para refletir sobre diversos temas. "Essa data começa a ser mais forte e vamos debater temas que são específicos da luta e homenagear os agricultores familiares", disse.

A direção do Sintraf de Apodi, avaliou o evento como um sucesso pela grande participação, onde reuniu mais de 2 mil pessoas e a repercussão conseguida no município e na região. Após a realização do ato público, a programação foi finalizada com um almoço coletivo.

Fonte Correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário