quarta-feira, 27 de julho de 2011

Greve altera data de vestibular da Uern



Não há previsão de quando o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será realizado. De acordo com o cronograma fechado ainda no começo deste ano, a previsão era que as provas fossem aplicadas no começo de dezembro, mas com a greve dos professores da Instituição, as atividades da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) ficaram suspensas.
O edital que rege todo o processo é fechado a partir das reuniões da Comissão que é formada por professores. De acordo com o Egberto Mesquita, professor coordenador da Comperve, os termos do certame devem ser fechados com a participação dos docentes. Assim, "com a categoria em greve, fica suspensa as atividades, entre elas as reuniões da Comissão", reforça o coordenador.
Anteriormente, o reitor Milton Marques de Medeiros havia antecipado que se o movimento paredista extravasasse a última sexta-feira, 22, se tornaria inviável a realização das provas na data prevista. Mesmo sem uma nova data para as provas, a Comperve também explica que as reuniões para discutir o edital e o novo cronograma só acontecerão quando a categoria retornar para as atividades acadêmicas.
Mesquita garantiu que a intenção da Universidade é que o exame seja aplicado ainda neste ano, como forma de não atrasar o calendário letivo da Universidade. Mas, para isso, um longo mutirão será traçado. "Vamos precisar vencer muitas barreiras internas para conseguir deslocar a data permanecendo ainda neste ano. Mesmo sem precisão, acredito que conseguiremos realizar as provas em dezembro", disse ele.
Entre essas barreiras que serão vencidas, o desafio da Comperve é agilizar a entrega da documentação ainda no processo de inscrição dos candidatos e acelerar as reuniões que devem deliberar sobre o PSV, antes que ele seja encaminhado para aprovação no Conselho da UERN.
Segundo a Comperve, não há previsão de grandes mudanças para este ano. Isso significa que o processo de seleção permanece com a possibilidade de ratear a pontuação final entre o PSV e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma que a equação das notas não prejudique o aluno.

MAIS VAGAS
A Universidade também está discutindo a possibilidade de ampliar o número total de vagas ofertadas. No Processo Seletivo anterior, foram disponibilizadas 2.045 vagas, mas esse valor poderá ser ampliado pra aproximadamente 2.800 vagas, resultado "da ampliação de vagas em alguns cursos e o remanejamento que estamos estudando", finalizou o coordenador da Comperve, Egberto Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário