sexta-feira, 17 de junho de 2011

EDUCAÇÃO

Estudantes ocupam sede da 12ª DIRED


Na luta por melhorias para a educação e consequentemente para a sociedade, estudantes de instituições do ensino superior como Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e de escolas públicas e privadas do município que fazem parte do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) ocuparam a sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (12ª DIRED) ontem à tarde.

A ocupação começou por volta das 16h e inicialmente contou com a participação de 33 pessoas do Comem. Segundo Ângelo Medeiros, estudante de Engenharia de Pesca da Ufersa e membro da Comissão de Comunicação e Imprensa do Comem, ao chegarem à Dired eles explicaram à servidora Joana D’arc como seria a ocupação.

“Explicamos que a ação é só para ocupação do prédio para chamar a atenção do Governo para que ele realize melhorias para a educação. Não vamos em nenhum momento destruir ou danificar o patrimônio público”, ressaltou Ângelo.

Hiago Lira e Felipe Galvão, estudantes de Serviço Social da Uern, acrescentaram que os estudantes iriam permanecer durante toda a noite na sede da Dired, fazendo refeições e que não havia previsão de desocupação do prédio.

“Estamos ocupando a Dired sem prazo para sair”, disseram. Hiago acrescentou que o movimento é político, por uma causa justa que é a educação.
 
Ângelo informou que os estudantes vão permanecer acampados até que algum representante do Governo do Estado, seja a secretária estadual de Educação, ou até mesmo a governadora Rosalba Ciarlini se dirija à Diretoria para negociar com os estudantes melhorias para a educação.

“Só sairemos caso algum representante do Governo venha para negociar e entregue propostas concretas de melhorias para educação no Estado”, afirmou.
 
Os membros da Comissão de Comunicação do Comando estavam convocando a população a participar do acampamento na 12ª Dired. “Esperamos que cheguem mais estudantes e também outras pessoas que querem lutar por uma educação melhor”, convocou Ângelo, acrescentando que alguns professores também apoiam o movimento.

No Twitter do Comem, em vários ‘tweets’, os estudantes afirmaram que estavam cansados com o descaso do Governo com a educação e que há um mês estavam tentando contato com o Governo e que não estavam sendo ouvidos.
 
Antes de iniciar o acampamento na Dired, os estudantes já haviam feito movimentação nas ruas do Centro de Mossoró.
 
COLETIVA
Hoje, os estudantes do Comem irão conceder entrevista coletiva, às 10h, no auditório da 12ª Dired para explicar o que é o comando, objetivos, o que buscam com as mobilizações, o que esperam do Governo, qual a realidade da educação no Estado e em Mossoró e outros pontos.
 
Segundo a Comissão de Comunicação, a entrevista será dividida em três partes: na primeira, os membros do Comem explicarão o movimento, objetivos; na segunda parte, será aberto espaço para perguntas por parte da imprensa e a terceira, de depoimentos dos estudantes sobre a realidade da educação.

 Fonte  gazeta do Oeste
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário