sábado, 18 de junho de 2011

Estudantes que ocupam Dired concedem entrevista coletiva


Os estudantes do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) que ocuparam a sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) na tarde de ontem concederam entrevista coletiva agora há pouco, por volta das 10h, para explicar detalhes do movimento. Ao final do texto publicamos a carta direcionada à imprensa.

O grupo contou com a participação de vários órgãos apoiadores como a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uern, Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE-RN), entre outros alunos e professores da rede pública de ensino.

Os estudantes ressaltam que a ocupação é pacífica e não tem data para encerrar, ao menos que o Governo do Estado formalize uma proposta concreta às reivindicações que abrange, de uma forma geral, a solução para a precariedade da educação.

Os membros do Comem convidam outras entidades, estudantes e sociedade em geral a participarem do movimento juntos. “É uma luta que deve ser papel de toda a sociedade”, declarou o estudante William Borges.

Durante a coletiva, o grupo recebeu o apoio do Sinte que fará uma mobilização na tarde de hoje em frente à praça do Mercado Central e sairá em caminhada até à sede da Dired para um ato público de forma conjunta.
 
Um dos estudantes, o presidente do DCE, Petrônio Andrade iniciou ao meio-dia de ontem uma greve de fome como forma de protesto.

LEIA NA ÍNTEGRA A CARTA DIRECIONADA À IMPRENSA


Norte-rio-grandenses, cansamos de ver a educação ser algo invisível para a sociedade, principalmente para os políticos, por isso, ontem, no dia 16 de junho de 2011, o Comando de Mobilização Estudantil (CME) resolveu ocupar 12º DIRED em Mossoró. 

A ocupação é uma forma simbólica de sensibilizar as pessoas para que vejam as inúmeras necessidades que precisam, imediatamente, ser solucionadas a fim de que a educação do Estado melhore.

Fazem parte do Comando de Mobilização Estudantil estudantes da UERN, UFERSA, Escolas Públicas e Particulares. O grupo é aberto para que os estudantes que estão preocupados com a Educação do Estado e do país. Convocamos a sociedade para debater e lutar em favor da educação de qualidade para todos os potiguares.

Durante as nossas reuniões de Comando, decidimos ocupar o prédio da DIRED. A ocupação foi pensada para um prédio que não se restringisse somente a UERN, pois acreditamos que existem reivindicações estudantis de competência do Estado.

A ocupação do prédio objetiva-se pressionar o governo para abrir um canal de diálogo entre os estudantes e o Estado, já que até o momento isso não vem ocorrendo.

Durante as assembléias dos estudantes da UERN, decidimos quais as prioridades para Universidade e para o desenvolvimento da educação do Estado. Acreditamos que a precariedade da educação brasileira está relacionada com os investimentos feitos na educação, no Rio Grande do Norte não é diferente.

No ano de 2011 foi contingenciado em mais de 50% a verba destinada à UERN. A UERN está cada vez mais defasada, sem estrutura e agora sem verba para se manter.

A partir disso os estudantes da UERN deflagraram greve no dia 30 de maio de 2011 para exigir condições básicas de estudo na Universidade. A situação na Universidade está insustentável, pois mesmo sem greve os alunos da UERN não têm condições de assistir aulas.

As nossas reivindicações são: Descontingenciamento da educação da UERN; Suplementação de 4,3 milhões para assistência estudantil; Aprovação de uma Lei que proíba o contingenciamento orçamentário na educação; Implementação de um plano estadual de educação que garanta melhorias nos investimentos.

A meta do Comando de Mobilização Estudantil é desocupar o prédio somente quando o governo abrir um canal de diálogo direto com os estudantes e que nossas reivindicações sejam garantidas pelo Estado através de um documento assinado pela governadora, Rosalba Ciarlini, e a pela Secretária de Educação, Betânia Ramalho.

Aproveitamos a oportunidade para solicitarmos o apoio dos estudantes e de toda a sociedade ao nosso Movimento em defesa da educação.
 
Comando de Mobilização Estudantil (CME)
 
 fonte gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário