quinta-feira, 30 de junho de 2011

Matrículas muito abaixo do aguardado

A primeira chamada para os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) foi considerada a "pior chamada" desde que a universidade decidiu em 2009 optar pelo sistema como forma de ingresso na instituição. O SISU funciona a partir da nota obtida através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e sua consequente seleção a partir de instituições públicas que fizeram opção pelo método.
Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa, pouco mais de 22% das 1.015 vagas ofertadas pela instituição nos três campi foram fechadas, incluindo o Campus Central em Mossoró. "Nós tivemos um total de 229 inscritos. Não esperávamos esse percentual tão baixo. Em edições anteriores do SISU, conseguimos preencher 40% e já achávamos pouco", explica o professor José de Arimatéia - pró-reitor de graduação.
Entre as possíveis causas da baixíssima adesão, o professor "não crer" que a questão geográfica tenha impedido alunos de outros estados a realizarem a matrícula, haja vista que grande parte dos que optaram pela Ufersa como primeira e segunda opção no SISU são do estado ou de estados vizinhos como Ceará e Paraíba. "Podemos tomar como base o curso de Ciência e Tecnologia aqui de Mossoró, tivemos 63 estudantes daqui inscritos para concorrer a uma vaga ao curso e desses 39 eram a primeira opção, mas apenas 16 vieram fazer a matrícula, não sei o que fizeram os outros 23 aprovados", diz Arimatéia.
Entre os cursos, o mais procurado foi o de Ciência e Tecnologia do Campus de Angicos - região Central do Rio Grande do Norte com 48% de preenchimento, em seguida o mesmo curso só que do Campus de Caraúbas (região do Médio Oeste) ficou com o segundo melhor percentual, girando na casa de 32% de vagas preenchidas. Em Mossoró, o melhor percentual também vai para Ciência e Tecnologia com 34% das vagas do curso noturno preenchido e 32% do curso diurno preenchido.
O resultado pífio de inscrições do SISU chama a atenção em outros cursos - tradicionalmente campeões de procura - como é o caso de Direito, que teve apenas 10% de suas vagas preenchidas. "Vamos agora partir para a segunda chamada e crê que o resultado possa melhorar", diz o pró-reitor. No dia 2, o Ministério da Educação divulga a 2ª chamada e depois, caso ainda existam vagas, a Ufersa utilizará do mecanismo da lista de espera


Fonte : Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário