sábado, 25 de junho de 2011

Entrada da polícia na Dired não passou de boatos

studantes proibiram entrada dos funcionários da Dired depois que pedido de negociação foi negado
O clima ficou bastante acirrado hoje pela manhã no prédio da 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (Dired) de Mossoró, ocupado por alunos grevistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Uern.

É que chegou as redações de alguns veículos de comunicação e a própria sede da Dired a informação que a qualquer momento a polícia militar invadiria o prédio para retirada dos alunos daquele órgão. "Recebemos uma ligação informando que já havia um mandato judicial pedindo a retirada de todos os alunos das instalações da dired. Imediatamente acionamos o nosso setor jurídico que passou a investigar junto à justiça se a informação procedia", informou um dos membros do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem), Rillen Rossi.

Logo o assunto tornou-se público e os alunos começaram a receber apoio de vários setores da sociedade. "Nos juntaremos a eles, caso esse ato desrespeitoso do Governo do Estado venha a se cumprir. Não permitiremos que esses alunos que lutam por uma educação de qualidade sofram represálias desse tipo. Isso só demonstra a falta de vontade do governo de dialogar com aqueles que pensam em nosso estado. Como não tem argumento suficiente para segurar o que diz, acaba usando da força bruta para fazer valer a sua vontade", desabafou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, Rômulo Arnoud.

O assunto tomou as páginas do twitter e centenas de pessoas demonstravam seu apoio aos estudantes. Depois de muita apreensão, o advogado do grupo trouxe a informação que não há, até o momento, nenhum mandato contra os estudantes e que tudo não passou de boatos. "Nós permanecemos com os professores do Sinte acampados em frente a 12ª Dired, bem como os da Aduern e nós do Comem. Nossa assessoria jurídica verificou a situação judicial do grupo e lá nada consta sobre a ocupação, portanto seguiremos aqui sem nenhum impedimento. Quanto aos humores de a polícia vir aqui, temos essa possibilidade como inexistente, haja vista que, como disse, não foi dada a entrada de nenhuma ação contra o Comem", explicou o estudante.

Na semana que passou os estudantes viajaram a Natal para entregar uma carta à Governadora Rosalba Ciarlini pedindo a abertura de diálogo para negociação com a categoria. A tentativa foi em vão, e mais uma vez o governo se mostrou inerte ao movimento dos estudantes, que há seis dias acamparam no prédio da 12ª Dired. Por isso eles decidiram radicalizar e impediram que o funcionamento do órgão acontecesse, como vinha sendo feito.

"Nós, o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), reiteramos que, apenas desocuparemos o restrito órgão, somente quando o governo vir até o mesmo dialogar com os estudantes, e se esse diálogo resultar em acordo benéfico para o segmento estudantil.", disse em carta aberta a sociedade.

A reportagem deste vespertino vem desde o início da ocupação tentando conversar com a secretária de educação do estado, Betânea Ramalho, mas até agora não obtivemos sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário