domingo, 26 de junho de 2011

Alunos e professores fazem sátira ao projeto ‘Pingo da Mei Dia’





Os estudantes e professores que estão acampados na sede da Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esporte (DIRED) de Mossoró fizeram ontem uma sátira ao projeto Pingo da Mei Dia, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró durante o Mossoró Cidade Junina. A sátira faz parte das atividades que vêm sendo realizadas pelos membros do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM). A sede local da Dired está ocupada desde o dia 16.
O Pingo do Meio Dia do Comem começou por volta das 10h e foi encerrado às 14h. Para Geordânia Freire Barros, estudante da faculdade de Enfermagem da Uern e integrante do Comem, além de satirizar o evento feito pela Prefeitura de Mossoró, foi mais um momento para atrair a atenção da sociedade para o grave problema da educação.
O Comem foi criado a partir da greve dos professores e técnicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a proposta de reivindicar melhorias para a classe estudantil. Porém, de acordo com Geordânia, o movimento foi expandido com a adesão de alunos da Universidade Federal do Semi-Árido, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) do RN, além de alunos da rede pública.
Antes mesmo da paralisação, os estudantes vinham tentando agendar um encontro com a governadora Rosalba Ciarlini Rosado ou com representantes do Governo.
"Eles não nos deram ouvidos e a última estratégia foi ocupar (a Dired). Tínhamos que radicalizar porque a gente deu todo o tempo necessário para negociar. Tentamos marcar pelo menos uma reunião, mas não conseguimos. Agora, que ocupamos, só sairemos se formos atendidos pelo governo, que venha com uma proposta", alerta Geordânia Freires.
Na pauta de reivindicação dos alunos da Uern, está a autonomia financeira da universidade em relação ao Governo do RN, que hoje é o responsável pelo destino da verba. De acordo com eles, a Uern perdeu mais de 50% de sua verba durante os últimos anos. Além disso, eles requerem bolsas-auxílio para moradia, alimentação e para xérox de material didático durante todo o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário