sábado, 25 de junho de 2011

Governo confirma corte de ponto de todos os grevistas

Marcos Lima
Professores acampados em frente à Dired reforçam que não vão ceder as pressões do Governo
Está confirmado. Todos os servidores grevistas no Rio Grande do Norte terão o Ponto cortado.

Foi o que disse em entrevista ao CORREIO DA TARDE, o secretário de administração do estado, Ancelmo Carvalho. De acordo com ele, o Governo não tem outra alternativa no momento, e quem está em greve, ficará com o Ponto Cortado. " Está confirmado sim. O Governo do Estado decidiu cortar o ponto dos servidores que estão em greve, porque todos os sindicatos já conheciam a situação do estado, antes mesmo de iniciarem a greve, já sabiam que as contas estavam estouradas, e por isso não teríamos como dar esse reajuste, e mesmo assim todos resolveram fazer greve", destacou o secretário.

De acordo com ele, a medida foi confirmada na manhã de hoje , e cada secretaria que tem servidores em greve terá que verificar o ponto antes de remetê-los à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh). " Nós já solicitamos essas providências, onde os representantes de cada secretaria que tem servidores em greve, deverá estar repassando esses dados através de uma folha de freqüência, e nós vamos ter que fazer esses descontos agora na folha de junho", disse.

Segundo Ancelmo Carvalho, essa medida está sendo tomada, justamente porque o governo entende que já cessou todas as formas de negociação. " Inclusive é bom frisar que o Governo deu todas as demonstrações que estava querendo negociar, mas ninguém cedeu, ninguém aceitou as propostas enviadas pelo governo, e o pior de tudo, pelo menos o tocante a educação, é que estamos muito preocupados com os alunos, porque só pensam nos professores, mas esquecem de quem está sendo mais prejudicado, os alunos", disse o secretário.

Para ele, o Estado não tem condições jurídicas e nem financeiras para conceder os aumentos que vem sendo concedidos pelas categorias que estão em greve. " Em primeiro lugar na forma jurídica, porque temos que respeitar a LRF e em segundo a financeira, onde não temos recursos para resolver esses problemas, por isso , estamos tomando essa medida, e repito, os descontos serão feitos agora na folha de junho, é uma decisão meramente administrativa. Vamos apenas cumprir o que determina a Lei. Com isso, os dias não trabalhados serão realmente descontados"finalizou Ancelmo Carvalho.

Indignação

" Lamentamos muito essa atitude por parte do Governo Rosalba Ciarline. Isso mostra que é um governo que não tem nenhuma habilidade sequer para conversar, para dialogar. Em um momento em que a assembléia legislativa se propõe a ajudar nas negociações, e que todas as categorias dispostas em negociar ela toma uma atitude dessas, é realmente lamentável!", disse em tom de indignação, o coordenador geral do sindicato dos trabalhadores em educação do estado - Sinte/RN, regional de Mossoró, Rômulo Arnauld.

De acordo com o sindicalista, mesmo diante dessa atitude por parte do governo do estado, os professores não vão ceder as pressões, e vão continuar em assembléia permanente em frente a XII Dired.

Segundo Rômulo Arnauld, o Governo não está pensando nem um pouco nos alunos como tem dito, porque se os professores tiverem o ponto cortado, não precisarão mais de repor as aulas, o que poderá prejudicar ainda mais os alunos.

" Não vamos retroceder no nosso movimento, porque essa ação do Governo do estado não é nada justa, e por isso vamos continuar firmes no nosso movimento. E se o Governo realmente cortar o ponto das categorias, e aqui falo pelos educadores, eles não serão mais obrigados a repor as aulas, e isso será muito prejudicial para os alunos, que terão o ano letivo penalizado", declarou o coordenador do sinte, regional Mossoró.

No entanto, o sindicalista acredita que o governo possa reaver essa decisão, visto que os professores já pensam em movimentações mais radicais, caso os pontos sejam realmente cortados. No próximo sábado, os educadores vão realizar o " Pingo da Mei Dia na Greve", onde várias categorias também estarão participando do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário