segunda-feira, 20 de junho de 2011

EDUCAÇÃO

Quantidade de inscritos no Enem bate recorde 

O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011, marcado para os dias 22 e 23 de outubro, bateu recorde. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), o Enem deste ano terá o maior número de candidatos de sua história.
 
As inscrições foram encerradas na sexta-feira, 10, e a data para efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 foi encerrada na segunda, dia 13.
 
Segundo o MEC, 6.221.697 estudantes se inscreveram para as provas do Enem. A Região Sudeste, a exemplo do ano passado, teve o maior número com 2.312.312 inscrições, seguida pela Região Nordeste, com 1.903.135. Na Região Sul se inscreveram 780.802 candidatos, na Norte 651.995, e na Centro-Oeste 573.453.
 
Dentre os milhares de candidatos deste ano, estão Rani Costa e Isabele Cirilo, ambas alunas do terceiro ano de um colégio da rede privada da cidade. Elas contam que em 2010 prestaram o Enem por experiência e este ano será a primeira vez que irão fazer a prova valendo vestibular.
 
“A prova é cansativa, mas é mais fácil que os outros vestibulares. O nível dela é bom e acredito que posso ter uma boa pontuação. Estou ansiosa e confiante para fazer a prova”, afirma Isabele Cirilo, estudante que deseja ser aprovada no curso de Medicina, e ainda pretende prestar vestibular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
 
Assim como Isabele Cirilo, a estudante Rani Costa também vai fazer outros vestibulares além do Enem. O objetivo de Rani é ser aprovada no curso de Odontologia. “Com a nota do Enem posso passar em várias universidades sem precisar de tantas outras provas. O Enem é uma oportunidade boa para ser aprovado em algum curso, se não for no curso que a gente quer pode ser aprovado em outro e isso é bom”.
 
Para o professor de História Sávio Diomedes, a grande quantidade de inscritos para o Enem 2011 se deve a ‘facilidade’ de ser aprovado. Ele acredita que os estudantes utilizam o Enem como uma válvula de escape, uma alternativa a mais para ser aprovado em algum curso e responder a pressão da sociedade de estar na universidade.
 
“Praticamente todos os alunos que fazem Enem também fazem outros vestibulares. Quem não consegue ser aprovado no curso que deseja - Medicina, Direito ou outro qualquer - usa a nota do Enem para ser aprovado no curso que der certo. Mesmo que não seja o curso almejado, o aluno consegue passar no vestibular. Se com a nota não der para passar em Medicina, mas dá para passar em Administração, o aluno já fica mais tranquilo. O grande forte do Enem é essa gama de possibilidades em ser aprovado”, comenta o professor.
 

ENEM 2011
As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, em 12 mil localidades de 1.599 municípios. Seis mil escolas vão sediar o Exame, em 140 mil salas de aula, de acordo com o MEC.

A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o País ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sistema utilizado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário