domingo, 12 de junho de 2011

Dia ‘D’ da primeira etapa da campanha de vacinação contra pólio será em 18 de junho

O dia 18 de junho é o Dia ‘D’ da primeira fase da campanha de vacinação contra a pólio para crianças de até 4 anos e 11 meses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
 
De acordo com dados do Estado, nessa faixa etária o número de crianças em Mossoró é de 19.419, mas a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 95% delas sejam imunizadas, o que corresponde a 18.444.
 
A segunda fase da campanha está prevista para 13 de agosto. No ato da vacinação é importante que os pais levem o cartão de vacina da criança.
 
“É bom que os pais lembrem que não tem motivos para não levar a criança para vacinar. Às vezes eles acham que porque as crianças estão gripadas não devem vacinar, mas a única restrição é se estiver vomitando com frequência, já que a vacina é oral”, disse a coordenadora do programa de imunização da Vigilância à Saúde, Norma Senna.
 
A poliomielite, ou paralisia infantil é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador do vírus da doença ou então com fezes humanas. Os sintomas principais são: febre, mal-estar, dor de cabeça e em alguns casos incapacidade de mexer os membros.
 
Paralelo a isso também está sendo oferecida a segunda dose da vacina contra a gripe para crianças de até 1 ano e 11 meses. Segundo Norma Senna, com 20 dias de aplicada a primeira dose, já pode ser aplicada a segunda.
 
“A vacina será oferecida nos postos enquanto houver doses, se bem que em todos os postos eles fazem o controle de quantas crianças se vacinaram e guardam as doses”, destacou.
 
Além da segunda etapa da vacinação contra pólio em agosto, também haverá a Campanha de Seguimento contra sarampo. No Rio Grande do Norte a campanha começa dia 13 de agosto.
 
A mobilização para o combate as duas doenças encerram em 16 de setembro. Essa campanha de “seguimento” costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção contra a doença e manter o Brasil longe do risco de epidemias.
 
Conforme o Ministério da Saúde, nas duas fases da “campanha de seguimento” contra o sarampo, a meta é vacinar 95% da população alvo, que é de 17.094.835 crianças de um ano de idade a menores de sete anos em todo o país.
 
Foram investidos pelo órgão para as duas etapas da vacinação – na compra e distribuição das doses, agulhas e seringas –, R$ 146,7 milhões. O Ministério também repassou mais R$ 16,3 milhões aos estados e municípios, para organizarem a campanha nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário