Com apresentação de contraproposta, docentes pretendem quebrar silêncio verificado até agora
Integrantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) elaboraram uma contraproposta que foi entregue ontem, 30 de junho, ao reitor da universidade. O documento deve ser encaminhado à governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o Governo havia solicitado às categorias em greve que esperassem até setembro para que o pleito de reajuste fosse atendido. Segundo ele, a categoria decidiu aceitar a proposta, desde que o Governo cumpra o Plano de Carreiras a partir da reposição salarial de 23,98%, com retroativo a abril, mês da data-base dos professores da Uern.
Ele informou que os professores solicitaram ao reitor que o documento seja entregue nas mãos da governadora, pois a categoria teme que esteja havendo um desencontro nas informações.
Segundo Flaubert Torquato, já que até agora só há silêncio, os professores decidiram quebrar esse silêncio com a apresentação do documento.
Com relação aos demais pontos de reivindicações, o documento, que se encontra explícito na página virtual da Aduern, solicita:
“Definição e apresentação, por parte do Governo do Estado, do cronograma de descontingenciamento da verba orçamentária (custeio e investimento) destinada à Uern - prevista no orçamento 2011 - de forma a garantir recursos necessários à Instituição. Ao mesmo tempo, assegurar suplementação orçamentária para ampliar os recursos destinados à Universidade, atenuando as dificuldades financeiras que a mesma vem atravessando”. Além disso, entre outros pontos, o documento reivindica ainda: “Reiterar o compromisso de criação de uma comissão composta por representantes do Governo do Estado e da Uern, objetivando a definição de normas e percentuais de autonomia financeira para a instituição e garantia de atendimento da pauta de reivindicações dos estudantes da Uern”.
O professor se diz confiante quanto à iniciativa da categoria e considera que é sempre bom demonstrar otimismo quando se propõe uma forma de negociação. Ele espera que o Governo acene com uma possibilidade de acabar a greve, a qual considera que vem sendo desgastante para todas as categorias.
Fonte Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário