Estudantes resistem na 12ª Dired; segundo o advogado dos ocupantes, ordem judicial teria sido suspensa
Os estudantes que ocupam a 12ª Dired resistem no lugar. Com palavras de ordem, como “polícia é pra ladrão; pra estudante, educação”, eles não cogitam a ideia de deixar o espaço, sem uma proposta formal do Governo. Um dos estudantes, inclusive, se encontra acorrentado ao portão da entidade. Ele, como tantos outros que ocupam o prédio, não pretende sair, mesmo com ordem judicial que, segundo o advogado do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), Lindocastro Nogueira, foi retirada. No entanto, da parte do Governo do Estado, ninguém confirma a informação.
Policiais da Patamo 02, GTO e Policiamento de Rua, todos do comando local da Polícia Militar, se posicionaram em frente ao prédio da DIRED, aguardando apenas uma ordem dos oficiais de justiça que foram até o local fazer a notificação do mandado de reintegração do prédio público.
Ao fim de muita negociação, envolvendo o representante dos estudantes Petrônio Andrade, o presidente da ADUERN, Flaubert Torquato, o advogado do COMEM, Lindocastro Nogueira e os oficiais de justiça, foi emitido a partir de um contato telefônico com o procurador-adjunto do Governo do Estado, José Marcelo, foi adiada a ordem de desocupação do prédio para amanhã.
A ORDEM - A ordem chegou para os ocupantes da DIRED às 16h45 de hoje, 6, e entregue por três oficiais de justiça. Ao chegar ao local, de posse do mandado de desocupação, os oficiais fizeram o comunicado oral de que estava sendo escoltado por policiais militares com a determinação para que todos os ocupantes desocupassem o prédio.
Determinados a não cumprir a ordem, os estudantes se mantiveram firmes no propósito de somente sair do local com uma proposta concreta do Governo do Estado. Em pouco tempo, vários professores e a própria população se aglomerou em torno do prédio. Os professores da UERN manifestaram grande preocupação com a integridade física dos estudantes. “O que nós não queremos é que a polícia use de força para tirar os estudantes e é isso que queremos evitar”, ressaltou Flaubert Torquato.
Às 18h10, os oficiais de justiça decidiram dispensar os policiais e todo o processo de desocupação do prédio da DIRED em Mossoró ficou adiado para amanhã, 7. A saída dos policiais e dos oficiais de justiça foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro pelos mais de 30 estudantes que estavam no prédio.
OCUPAÇÃO - Há vinte dias, os estudantes ocuparam a sede da entidade, buscando melhorias para a classe estudantil e reivindicando, entre outras coisas, uma “educação de qualidade e não caridade”, como está escrito numa das faixas que “enfeitam” a entrada do prédio da 12ª Dired.
Munidos de megafone e gritos de ordem, sob a parte superior do prédio, eles gritam e conclamam a sociedade a se unir em prol da luta. “Não é favor, nem caridade, queremos é educação de qualidade”.
ESTUDANTES AINDA ocupam sede da Dired em Mossoró
Fonte Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário