quarta-feira, 6 de julho de 2011

Justiça atende pedido do governo e determina que estudantes da Uern desocupem a 12ª Dired hoje

estudantes_na_diredApós completar 21 dias de ocupação das instalações da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esporte (Dired), os cerca de 40 estudantes estão em vias de desocupar o prédio do órgão. O fato é que na manhã de ontem, 5, o juiz Pedro Cordeiro, da Vara da Fazenda Pública, acatou o pedido do Governo do Estado e expediu um documento de desocupação e reintegração de posse da sede da 12ª (Dired).
De acordo com Petrônio Andrade, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCE/Uern), por volta das 9h de ontem, um oficial de Justiça entregou aos jovens o documento que comunicava a decisão das autoridades. O mandado destacava que os estudantes devem deixar o local no prazo máximo de 24h, a contar da data de entrega do documento.
Mas, segundo ele, o mandado não é decisivo para desocupação da Dired, mas o atendimento de reivindicações de estudantes pelo Governo do Estado: urbanização do Campus Central da Uern, estruturação da guarita de segurança na entrada principal, pagamento de bolsas atrasadas e aquisição de novo ônibus para a Universidade.
Petrônio conta que o governo confirmou o atendimento dos pleitos, através de conversa ontem de manhã do procurador-geral de justiça do Estado, Miguel Josino, com a assesoria jurídica do DCE. "Mas estamos aguardando um documento do governo confirmando isso, que ficou de ser enviado até o final da tarde de hoje (ontem)", diz Petrônio.
Até o fechamento desta edição, o documento ainda não tinha sido enviado. "Esperamos pelo documento para oficializar a decisão do governo, até porque os membros do governo não falam a mesma língua, e o documento é a garantia de que a administração estadual está atendendo nossos pleitos", frisa.
Ela garante que, se o governo oficializar a aceitação dos pleitos, os estudantes desocuparão a sede da Dired, independentemente da decisão judicial. "Queremos sair do jeito que entramos, de forma pacífica", diz. Em plenária realizada na noite de ontem, os estudantes decidiram que vão descumprir a decisão judicial e manterão o prédio da Dired ocupado

F: O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário