quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hemocentro lança projeto “irmãos de sangue”

Objetivo é aumentar a arrecadação de bolsas sanguíneas de 700 para 900 por mês



No próximo sábado o Hemocentro de Mossoró dará início o projeto “Irmãos de Sangue”. O lançamento ocorrerá às 9h, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “O objetivo desse projeto é captar pessoas que nos ajudem a aumentar as doações de sangue”, informa a assistente social do Hemocentro, Lenita Helena Morais.

Ela comenta que as dificuldades enfrentadas pelo órgão em Mossoró são as mesmas encontradas pelos demais bancos de sangue nacionais. Em média, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. A meta do projeto é fazer com que essa incidência chegue a 3%.

De acordo com Lenita Morais, mensalmente, em Mossoró são coletadas 700 bolsas de sangue. O objetivo é fazer esse número chegar a 900 e assim suprir a demanda dos hospitais. A assistente social explica que as doações são destinadas a procedimentos como cirurgias de pequeno e grande porte, tratamentos oncológicos e urgências hospitalares.

A assistente social informa que as pessoas com idade de 16 e 17 anos já podem doar sangue, desde que possuam autorização, por escrito, dos pais, que também devem acompanhá-las no ato da doação.

Ela menciona ainda que, por enquanto, as doações só podem ser realizadas na sede do Hemocentro, localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), pois a unidade móvel foi para o conserto.

CRITÉRIOS
Para doar sangue, o voluntário tem que pesar mais de 50 kg, ser saudável e estar bem alimentado. Além disso, a pessoa não deve estar tomando medicação, ter ingerido bebidas alcoólicas, pelo menos, 24 horas antes da doação e não ter fumado horas antes da coleta. O voluntário deve levar um documento de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário