4.700 candidatos para regional de Mossoró
Aproximadamente 31 mil candidatos confirmaram a inscrição para o concurso de professores da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC). O número corresponde a quase 75% do montante de solicitação realizadas durante os nove dias de inscrições.
O setor de Recursos Humanos da pasta dividiu as vagas de acordo com quatro polos compostos pelas Diretorias Regionais da Secretaria de Educação. O polo com maior número de inscritos é Natal e região metropolitana, que somente para as vagas destinadas aos professores das séries iniciais recebeu mais de 5.100 inscrições confirmadas.
Também é em Natal que está a maior reserva de vagas, com 387 oportunidades. Já para o quarto polo, que corresponde às cidades da 12ª Dired, sediada em Mossoró, além da 11ª, em Assú, e a 8ª Diretoria em Angicos foram confirmadas 4.777 inscrições.
A maior procura vai para as vagas reservadas aos pedagogos, profissionais responsáveis pelos anos iniciais do ensino básico. Serão 2.030 candidatos disputando uma das 35 vagas ofertadas. Em seguida vem o número de inscritos para as 42 vagas destinadas a professor de Língua Portuguesa com 9 candidatos em busca de uma vaga. Proporcionalmente, a disputa mais acirrada será para as vagas reservadas para os professores de História, uma vez que serão mais de 50 candidatos na corrida por uma das 6 vagas abertas.
As disciplinas com menor número de inscritos confirmados para o polo de Mossoró, Assú e Angicos foi Arte (33), Filosofia (47), Língua Espanhola (75) e Química (76). Confira na ilustração a quantidade de inscritos e vagas para todas as disciplinas do quarto polo.
Ironicamente, as disciplinas com os maiores déficits de professores foram justamente as que receberam a menor procura. De acordo com a professora Magali Rufino, diretora da 12ª Dired, as maiores necessidade da pasta são preencher o quadro de professores para Química e Física.
Já para as vagas reservadas para suporte pedagógico a disputa será travada por 614 candidatos, sendo que foram ofertadas 65 vagas para o polo e apenas 10 para Mossoró. O concurso irá selecionar 3.500 profissionais da Educação em todo o Estado, mas a maior absorção será para professores com 2.900 vagas e outras 600 para suporte pedagógico.
Desse total, 433 vagas estão divididas em 24 cidades das 8ª, 11ª e 12ª, incluindo o município de Mossoró, com a cota de 118 oportunidades. As provas serão realizadas no próximo dia 20 e a previsão do setor de Recursos Humanos da SEEC é que os profissionais convocados já estejam em sala de aula no próximo ano letivo.
Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário