terça-feira, 29 de novembro de 2011

UFRN abre 51 novas vagas para professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo 51 vagas para o corpo docente, que serão preenchidas em 2012. Os Editais 16 e 17 de 2001 informam que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 02 de dezembro para professor de 3º grau nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, e até o dia 9 de dezembro para professor de 3º grau na classe Titular. Atualmente dos 1.918 professores efetivos que estão na instituição, 70% possuem doutorado.

"O concurso acontecerá em fevereiro e março do próximo ano, logo seja finalizado será feita a nomeação para que os professores já possam iniciar as aulas ainda no primeiro semestre de 2012. Com base no Edital, os professores atuarão no ensino da graduação, na pesquisa e no projeto de extensão", explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mirian Dantas dos Santos.

De acordo com a Reitoria de Recursos  Humanos o certame da UFRN para 2012, será composto de prova escrita, prova didática e prova de títulos, somado a essas o memorial, que é a apresentação do projeto de atualização dos professores. "As  provas escritas e didáticas são eliminatórias e a prova de título é classificatória", completou Mirian Dantas dos Santos. 

O Departamento de Comunicação Social da UFRN é o exemplo da estrutura que a instituição pretende manter e/ou até melhorar. Dos 30 professores efetivos, 22 são professores Doutores, sete possuem Mestrado (destes, dois estão concluindo o Doutorado) e um possui Graduação. A Professora Doutora Kênia Maia descreve a importância de o professor possuir Doutorado na hora de ministrar as aulas. "Muitos vêm para o Doutorado com prática profissional, mas o Doutorado por si só já faz com que o profissional não seja apenas um mero reprodutor de um conhecimento e de uma prática profissional. Após a conclusão de um Doutorado você consegue com mais facilidade questionar e até criar algo, como inovar nas aulas, fazer surgir novas formas do conhecimento", expressou Kênia Maia.

Kênia Maia é professora das disciplinas de Teorias da Comunicação e de Ética Jornalística. A professora, que concluiu o Doutorado em 2003 na Universidade de Metz, na França, lembra que quando chegou na UFRN em 2004, a instituição tinha apenas 5 professores doutores na área de comunicação. "Na área da Comunicação é natural que os profissionais sejam levados para o mercado de trabalho, já que essa é uma área muito atrativa. Esse é um passo muito natural na carreira. Mas depois de um certo tempo esses profissionais procuram fazer um Mestrado e um Doutorado porque percebe-se que não dá para ficar apenas em uma fórmula", explicou a professora. "Isso varia muito de área. Há áreas mais difíceis como Química, Física, Filosofia, que se você não é Doutor você passa a ser um professor de segundo grau. O Mestrado e o Doutorado é uma passo natural na carreira", completou.

Uma das referências para a a UFRN possuir grande parte do corpo docente de professores Doutores está também ligado à importância do surgimento de novas áreas de ensino na instituição, como a criação da Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Mídia, criado em 2008. O último concurso realizado na UFRN foi em junho deste ano e segundo Mirian Dantas, estão previstos outros concursos públicos para atender a crescente demanda da Instituição para o corpo docente. "A UFRN tem autonomia para fazer a reposição do quadro docente e a cada ano teremos pelo menos um concurso", acrescentou a Pró-Reitora. 

Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário