quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comitê do rio Apodi-Mossoró será instalado

rio_mossoro_2O Grupo de Apoio para a instalação do Comitê de Bacia do Rio Apodi/Mossoró se reunirá para discussão da proposta do Regimento Interno, quinta-feira (10), às 9h, no posto avançado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) em Mossoró, na avenida Rio Branco, Centro.
O coordenador do Grupo de Apoio, Mairton França, gerente de Gestão Ambiental de Mossoró, informa que a proposta do texto do regimento será colocada no encontro de quinta-feira e que, se aprovado, o próximo passo será o processo eleitoral para escolha da diretoria e demais componentes do Comitê.
"Após a eleição, vamos iniciar a discussão do Plano de Gestão, que estabelecerá critérios para o uso da água e definirá parâmetros de qualidade para os 52 municípios componentes da bacia do rio Apodi/Mossoró", informa Mairton França, acrescentando que a previsão é de que o comitê esteja funcionando em novembro de 2012.
O Comitê de Bacia do Rio Apodi/Mossoró integrará os municípios no uso da água e na preservação do manancial. Os 52 municípios serão divididos em três grandes grupos: as cidades da nascente (Alto Oeste), municípios do médio curso (Vale do Apodi) e as cidades da foz ou estuário (Areia Branca, Grossos etc).
Segundo Mairton França, o trabalho de gestão e preservação precisa ser integrado entre todos os municípios componentes da bacia, já que ações isoladas têm poucos resultados práticos. O comitê deverá ser formado por 30 membros, sendo nove representantes do Poder Público, nove da sociedade civil e 12 dos usuários.
Ele acrescenta que o grupo não "partirá do zero", pois já tem subsídios do projeto Coletivo Educador, executado pela Prefeitura de Mossoró e outros municípios, e da análise técnica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), dentro do programa Petrobras Ambiental.
Mairton França revela confiança com a instalação e efetivo funcionamento do comitê, haja vista os ambientes favoráveis técnico, com engajamento de profissionais qualificados, e político, com a presença de pessoas comprometidas com a causa em posições estratégicas do governo, como Gilberto Jales à frente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Yuri Tasso na presidência da Caern.
"A primeira ação do comitê, após aprovação do regimento interno, será eleição da diretoria e discussão do Plano de Gestão do rio", resume França, acrescentando que esses trâmites burocráticos estão sendo vencidos com a programação de reuniões quinzenais que devem ser permanentes e intensificadas para obtenção dos objetivos.

de O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário