quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Coordenador do MEC anuncia a ampliação do Programa Mais Educação na Rede Estadual

O coordenador do Programa Mais Educação, Leandro Filho, anunciou o aumento do número de escolas da Rede Estadual de Educação inseridas no programa. A rede, que conta com 194 unidades beneficiadas, vai passar a contar com 329 em 2012. O programa já atende cerca de 60 mil estudantes e vai ampliar o atendimento para mais de 100 mil crianças e adolescentes.
O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do I Seminário e Mostra Estadual Mais Educação, realizada em Natal, onde acontece o ciclo de palestras do evento. O programa também é um projeto-piloto para a implantação da educação em tempo integral no Brasil.
O "Mais Educação" aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, desenvolvidas no contra-turno do horário de aula, que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica.
Esta semana, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por meio da Subcoordenadoria do Ensino Fundamental, está realizando o I Seminário e Mostra Estadual mais Educação. A amostra acontece no Papódromo, Centro Administrativo do Estado. O seminário vai promover o debate sobre a reorganização do currículo do tempo escolar, a formação dos profissionais em educação e a formulação de políticas públicas de educação integral.
Leandro Fialho foi o palestrante da abertura do seminário e, durante sua exposição, destacou a necessidade de aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola. "É por meio da modalidade em tempo integral que a educação no país vai melhorar. Foi assim nos países desenvolvidos onde os estudantes passam de 5 a 8 horas diárias na escola, no Brasil o tempo de escolarização é de apenas 4 horas", disse.
Para Susana Fernandes, subcoordenadora do Ensino Fundamental, o debate sobre a educação em tempo integral é necessário porque ela amplia todas as possibilidades de aprendizado para o aluno. "Por meio de práticas pedagógicas inovadoras é possível manter o aluno na escola mais tempo de forma produtiva, mas é preciso buscar a consolidação das políticas públicas de educação integral", afirmou Susana.   


de O mossoroense

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