quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Campanha pretende vacinar 132 mil animais

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina começará hoje em todo o Rio Grande do Norte. A meta da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró e que compreende 26 municípios, é vacinar 132.041 animais (91.119 cães e 40.922 gatos). Trata-se da região com o maior número de cães.
A campanha é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam). A população de cães e gatos a ser vacinada em todo o Rio Grande do Norte é de 681.290 animais, dos quais 471.933 cães e 209.357 gatos. O dia "D" será dia 26 de novembro, um sábado.
A vacinação ocorre anualmente nos 167 municípios do Estado. A meta é vacinar no mínimo 80% dos cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos.
Para informar e incentivar a população sobre a vacinação, a partir hoje serão veiculadas propagandas em ônibus da Grande Natal e informes em rádio por todo o Estado. A vacinação antirrábica animal é o ponto-chave para a prevenção da raiva, doença grave e letal em quase 100% dos casos, constituindo um agravo de grande importância na Saúde Pública, ainda presente no Rio Grande do Norte.
Desde o ano de 1975, o Estado, em parceria com os municípios, vem desenvolvendo ações preventivas contra a doença, com destaque para as campanhas de vacinação. A recomendação da Suvam é começar as ações na área rural, vacinando os animais casa a casa, e na área urbana dos maiores municípios, a orientação é de que a imunização seja concentrada em um único dia, o dia "D".
No entanto, cada município é independente para adotar outras estratégias, de acordo com a sua realidade. A Suvam alerta para a importância da vacinação para a proteção da saúde animal e, sobretudo, humana.
Com o advento das campanhas em massa direcionadas a cães, no Brasil, o índice de mortalidade humana vem diminuindo. No ano de 1990, 50 pessoas foram a óbito, no país, em decorrência da raiva transmitida por cão. Já em 2010, esse número foi reduzido para um. Ainda hoje, em todo o mundo, especialmente na Ásia e África, a raiva humana mata em torno de 55.000 pessoas, anualmente.
Até 2012, o Ministério da Saúde planeja eliminar a raiva humana transmitida por cão no meio urbano, compromisso que faz parte de sua Agenda Estratégica, conforme acordo com outros países da América Latina, durante a 15ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura e a 12ª Reunião dos Diretores da Raiva nas Américas 2008.

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário