sábado, 12 de novembro de 2011

Trabalhadores em educação vão às urnas para eleger nova diretoria

No próximo dia 8, os cerca de 4 mil associados – entre professores, funcionários administrativos e aposentados, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), regional Mossoró, que compreende mais nove municípios da região, irão às urnas para eleger a gestão da entidade sindical com mandato até 2014.
O pleito contará com duas chapas, uma com representantes da gestão atual e um de oposição intitulada "Compromisso e Unidade para reconstruir a luta" composta por 17 pessoas.
O candidato à coordenação geral do Sinte/RN, Aldeirton Pereira, destaca as principais propostas da chapa 2 para a gestão do biênio 2012/2014. Segundo ele, a nova gestão se norteará pela luta em defesa da escola pública, que na análise do candidato, está atualmente abandonada pelo governo.
"Para isso, é preciso resgatar a organização da categoria. Além disso, queremos aproximar mais o sindicato da sociedade para promover a discussão de melhorias, pois é a sociedade que faz e sustenta a escola pública. Daí a necessidade de fazer o debate, levando o Sinte para os bairros. Outro ponto que atualmente vem sendo bastante reclamado pela categoria consiste no distanciamento do sindicato do local de trabalho, ou seja, das escolas. E é importante essa presença do sindicato por que é nas escolas que acontecem os conflitos", ressalta.
Integrando ainda as proposições, a chapa 2 pretende buscar parcerias e convênios para serviços de saúde da categoria e criar a "Casa do Trabalhador em Educação", um ponto de apoio para os trabalhadores residentes nas nove cidades da jurisdição da regional de Mossoró do Sinte/RN. "Seria um local para os servidores que moram em outras cidades e que quando precisam vim a Mossoró não tem um local para ficar, como existe em Natal. Como também iremos fazer visitas domiciliares aos aposentados, que muitas vezes são postos de lado na tomada de decisões coletivas", enfatiza Aldeirton Pereira.
Para a integrante da chapa 2, Rúkia Helena, é hora da classe avaliar o sindicato. "É importante avaliarmos o que temos e se esse é o sindicato que queremos. Com a nova gestão os aposentados irão participar diretamente nas decisões para que eles se sintam parte do sindicato. Nosso objetivo é fortalecer o Sinte e que todas as classes do sindicato sejam representadas", conclui.   


O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário