terça-feira, 13 de dezembro de 2011

vestibular

Ponto de corte deixa de fora 37 por cento dos candidatos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulga hoje a classificação da primeira fase do Vestibular 2012. Dos 30.125 candidatos a uma vaga na UFRN, 18.695 foram classificados e terão as provas discursivas corrigidas, adiantou o vice presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira. A UFRN oferece 6.209 vagas  distribuídas nos campi de Natal, Currais Novos, Mossoró, Caicó e Santa Cruz. Os que não conseguiram atingir o ponto de corte representam 37,9% dos candidatos inscritos.
Segundo Ridalvo, a listagem de aprovados, por cursos, será disponibilizada no site da instituição [www.comperve.ufrn.br]. O candidato também poderá consultar o extrato de desempenho (por prova), a partir do CPF ou do número de inscrição. Ridalvo não confirmou o horário da divulgação do listão, mas no site da Comperve, a informação é de que será feita por volta das 18h.

Segundo o vice-presidente da Comperve as provas discursivas já estão sendo corrigidas e a divulgação do resultado final do concurso está previsto para primeira semana de janeiro. As provas do Vestibular 2012 foram aplicadas de 27 a 29 de novembro. O índice de abstenção foi de 12,5% com registro de 3.774 faltosos. Medicina é o curso de maior concorrência com 38,3 candidatos por vaga.

Entre estudantes, o momento é de grande expectativa, já que ingressar na universidade é um grande marco na vida de qualquer pessoa. "Muitos se prepararam o ano inteiro para enfrentar esse grande desafio e se sentir vitorioso no final. Porém, analisando friamente, costumamos dizer que essa primeira fase é mais 'reprovante'", disse o professor e diretor do Colégio e Curso Overdose, Carlos André.

De acordo com o professor, o resultado da primeira fase  influencia diretamente no resultado final do vestibulando. Quem se der mal na quantidade de acertos das provas objetivas, pode ver sua chance de ingressar na UFRN em 2012 ir por água abaixo. "Mas ninguém deve desanimar. Aqueles que não tiverem um resultado muito satisfatório poderão reverter a situação com o resultado das provas subjetivas, que adquirem um peso maior. Mas quem garantir uma boa nota agora, certamente estará alguns passos à frente", afirmou.

tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário