terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Polícia Rodoviária Federal alerta que motoristas devem redobrar a atenção durante as viagens de Carnaval

transito_na_leste_oesteCom a chegada do Carnaval e o aumento do fluxo de veículos nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mossoró intensifica as ações relativas à segurança dos motoristas, pois é neste período do ano em que o número de acidentes aumenta. Com o retorno do Carnaval para a praia de Tibau, a expectativa é que o número de carros a passar pela cidade dobre. Diante desta situação, é preciso tomar alguns cuidados essenciais e evitar surpresas desagradáveis durante a viagem.
De acordo com o inspetor chefe da 4ª Delegacia da PRF, Jorge Avilam, a meta durante o Carnaval é reduzir o número de incidentes, para isso, aumentou-se o número de agentes para realizar a fiscalização nas estradas. "Este ano vamos intensificar a fiscalização nas estradas, dando destaque à utilização de bafômetros e radares, para evitar o uso de álcool nas vias públicas e o excesso de velocidade, grandes causadores de acidentes. Além disso, vai haver uma maior fiscalização das motos, e o alerta sobre as ultrapassagens indevidas", disse o inspetor.
Além das medidas de fiscalização nas estradas, o inspetor destacou a importância de se tomar algumas providências por parte dos motoristas antes de viajar, como, por exemplo, conferir a documentação necessária, isto é, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade destes documentos.
Outra dica é que o condutor faça uma revisão no veículo em uma oficina de confiança. Alguns itens essenciais que devem ser vistos na revisão são: freios, pneus, óleo do motor, água do radiador e alinhamento e balanceamento das rodas. O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha a ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto.
Para aqueles que têm crianças ou animais de estimação, deve-se ressaltar que, de acordo com a Resolução 15/98, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, e os animais domésticos, como cães e gatos, devem ser transportados em embalagens apropriadas.
E se por acaso durante a viagem estiver chovendo, o motorista deve diminuir a velocidade, ligar o limpador de para-brisa, juntamente com desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente. É importante que o condutor não ligue o pisca-alerta, pois a luz intermitente atrapalha a visibilidade dos outros veículos.
"O motorista deve estar atento a todos esses procedimentos antes de viajar, a fim de evitar aborrecimentos durante a viagem. No entanto, aqueles que dirigem devem guiar os veículos pensando em si e nos outros, praticando sempre a direção defensiva. Como o fluxo de carros vai aumentar nesse período, os motoristas devem redobrar a atenção nos trechos da BR-304 em direção ao Ceará e a Tibau, pois é neste trecho onde se registram o maior número de acidentes", disse o inspetor Avilam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário