quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Maioria das escolas da rede estadual de ensino encerra ano letivo de 2011 dentro do cronograma previsto pela 12ª Dired

No último dia 28, a maioria das escolas da rede estadual de ensino em Mossoró concluiu o ano letivo 2011. Entretanto, de acordo com a 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired), ainda há uma unidade de ensino repondo as aulas referentes ao período da greve que os professores estaduais realizaram no ano passado.
Conforme a diretora da 12ª Dired, Magaly Delfino, das 64 instituições de ensino da rede estadual em Mossoró, apenas a Escola Estadual Luther King, localizada do bairro Alto de São Manoel, ainda não concluiu o ano letivo de 2011. "Mas a escola está finalizando o cronograma de reposição das aulas e, em breve, finalizará as atividades do ano letivo", revela Magaly Delfino.
Uma das preocupações dos especialistas é que a greve tenha resultado no aumento da evasão escolar dos alunos, que assim como o RN tem apresentado nos últimos anos crescimento no índice de estudantes que não concluem as atividades escolares.
Foi o que apontou o Censo Escolar 2010, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com os dados do levantamento, a Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado registrou a maior taxa de abandono escolar do RN, com 33,3%.
Embora a maioria das escolas da rede estadual de ensino tenha encerrado as atividades do ano letivo 2011, a diretora da 12ª Dired explica que ainda não é possível verificar os índices de evasão nas unidades educacionais. "Ainda não temos esse levantamento, isso porque só será possível verificar esses dados quando as escolas encaminharem os índices de rendimento de 2011", esclarece Magaly Delfino.
Matrículas
A partir de hoje, 1º, a 12ª Dired inicia o cronograma de atividades que antecedem o ano letivo de 2012. Segundo o órgão, até o próximo dia 10 serão realizadas automaticamente as matrículas dos estudantes concluintes do ensino fundamental encaminhados pelas escolas da rede estadual.
Já nos dias 23 e 24 deste mês, ocorreram as matrículas dos novos estudantes nas seguintes modalidades: ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional.
"Nos dias 27 e 28, iniciaremos o ano letivo de 2012 com a Semana Pedagógica. E no dia 1º de março daremos início às aulas. O calendário está pronto, e todas as escolas já receberam as orientações", reforça Magaly Delfino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário