quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Governo estuda nomear agentes penitenciários

Pressionado pela onda de violência na capital, o Governo do Estado deve anunciar nos próximos dias a nomeação dos 57 agentes penitenciários aprovados no último concurso público. A medida é um freio no discurso que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vem externando desde que assumiu o Executivo, quando afirma que não infringirá a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aumentando a folha de pessoal por estar acima do limite prudencial da LRF. Ontem, ao acompanhar o corregedor-geral de Justiça, desembargador Cláudio  Santos, e o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, em visita in loco ao presídio de Alcaçuz, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Fábio Holanda, afirmou que que o Estado tomará as providências necessárias para resolver "o caos instaurado na unidade prisional" e começará por reforçar a segurança do local com a convocação dos novos agentes.O anúncio do Governo do Estado de chamar os aprovados no último concurso de agentes penitenciários conta com a salvaguarda do Ministério Público, que entende não se aplicarem as proibições da LRF a contratação desses profissionais. Segundo o procurador Manoel Onofre, a lei não impõe ressalvas neste caso específico porque se trata de prioridade para sanar problemas na área da segurança pública. Outras esferas que dispõem da anuência da lei fiscal são saúde e segurança. Onofre teceu substanciais críticas a situação como vem sendo tratada a segurança no Estado. Ele recomendou as contratações. "A LRF não é justificativa para deixar de convocar esses profissionais e nós concordamos com esse reforço", destacou ele.

O secretário da Sejuc, Fábio Holanda, garantiu que o Governo vai realizar a contratação dos 57 novos agentes penitenciários, aprovados no último concurso e que já passaram pelo processo de formação. Mas antes disso, porém,  o Governo procurará liberação judicial, utilizando como impeditivo o argumento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Amanhã,  MP e a Sejuc assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir essa contratação.

O secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, disse desconhecer as afirmações do Ministério Público quanto a anuência para as convocações, mas assinalou que o Governo tem o intento de tornar possível a convocação da maior quantidade possível de agentes penitenciários. "Essa situação é difícil e tem que ser solucionada", disse ele. Anselmo destacou que é consenso no Poder Executivo a necessidade de reforçar  a quantidade da gentes penitenciários. "Esse é ponto pacífico. Agora estamos procurando a solução jurídica para poder convocá-los". Não há, no entanto, uma expectativa de prazo para as convocações. "Não tenho possibilidade de dizer data agora, mas estamos trabalhando para ser o mais rápido possível", concluiu o chefe do Gabinete Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário