A Escola Estadual Dr. Luther King, localizada no conjunto Walfredo Gurgel, paralisou suas atividades desde o ano passado em decorrência da construção do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológico. A obra iniciada em junho, avaliada em R$ 5.502.965,59, faz parte de um programa do Ministério da Educação (MEC) chamado "Brasil Profissionalizado", que prevê ainda a construção de mais nove centros de capacitação em todo o Estado. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.
Antes de iniciarem as obras, a Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (Dired) de Mossoró reuniu os pais dos alunos para dar a notícia do fechamento da escola e auxiliá-los no remanejamento dos estudantes, para que nenhum fosse prejudicado pela ausência do colégio. Os 50 alunos que estudavam na instituição foram matriculados em sua grande maioria na Escola Municipal Nono Rosado, e outros foram inscritos na Escola Estadual João Paulo Rosado.
De acordo com a coordenadora da 12ª Dired, Magali Delfino, a escola técnica pretende beneficiar mais de mil alunos da região. "Não temos ainda o número exato de pessoas que serão beneficiadas pela construção deste centro de capacitação, pois ainda não temos a definição dos cursos que serão ofertados à população, porém a estimativa é que sejam beneficiados mais de mil estudantes", disse a coordenadora.
Os Centros de Educação Profissional fazem parte do programa federal Brasil Profissionalizado, e tem convênio no valor aproximado de R$ 55 milhões divididos entre os municípios a serem contemplados como Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Tibau do Sul, Ceará-Mirim, Macaíba e Alto do Rodrigues. Além desses oito centros, que já iniciaram suas obras, outros dois estão passando por readequações em seus projetos.
Todos os centros terão a mesma estrutura física, isto é, todos contarão com uma área construída de 5.400 m², com 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio poliesportivo com arquibancadas para 500 pessoas e vestiários, biblioteca, sala para professores, sala para a direção, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, estacionamento e guarita. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado, a previsão é que a obra termine em fevereiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário