terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Emater/RN iniciará distribuição de sementes

ASSÚ - A partir desta semana o Governo do Estado começará o processo de repasse para os Bancos de Sementes espalhados por todo o Rio Grande do Norte dos insumos que serão redistribuídos entre os pequenos produtores rurais previamente cadastrados nos municípios.
A decisão foi tomada por ocasião de um encontro realizado dia 16 de fevereiro corrente em Pau dos Ferros, segundo informação prestada pelo coordenador do escritório regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Assú, agrônomo Evilásio Dantas de Farias.
O dirigente relatou que o encontro contou com a participação dos gestores regionais da empresa em Pau dos Ferros, Assú, Umarizal e Mossoró.
Também compareceram o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, deputado federal licenciado Betinho Rosado (DEM); o coordenador estadual do Programa de Sementes, Antônio Carlos Magalhães; o diretor-geral da Emater, Ronaldo Cruz; e a diretora técnica do órgão, Maria Leonice de Freitas.
"Esta reunião foi justamente para ultimar os preparativos para o início da distribuição das sementes", comunicou. 
Vale do Açu tem mais de 7 mil agricultores aptos
O gestor do escritório regional da Emater em Assú, Evilásio Dantas de Farias, sentenciou que, no contexto local, já está tudo devidamente planejado para o início do plantio.
Na área de jurisdição do órgão, segundo Evilásio Dantas, há um contingente de 7.326 produtores rurais apto a ser contemplado com a entrega das sementes selecionadas. A zona de abrangência da unidade é composta por um total de 17 municípios do Vale do Açu e regiões próximas.
"Todos estes agricultores estão habilitados a receber estas sementes de qualidade que serão repassadas pelo Governo do Estado", ilustrou.
REORGANIZAÇÃO
O investimento feito pelo Estado na aquisição dos insumos foi da ordem de R$ 3,5 milhões. Ainda conforme a informação dada pelo dirigente da Emater, paralelamente à distribuição, a Emater trabalhará todo um processo de reestruturação dos Bancos de Semente para que tais núcleos sejam utilizados da forma correta.
Ele disse que é preciso que os produtores atendidos pelo programa tenham a consciência de que precisam ressarcir, após a colheita, as sementes que lhe fora doadas aos citados depósitos. "Esta é a finalidade do Banco de Semente e é necessário que os produtores tenham esta compreensão para que todo o ano o Governo não tenha que investir na aquisição de mais sementes e este dinheiro possa ser aplicado em infraestrutura rural", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário