quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Religiosidade Encenada


religiosidade impulsiona expressões culturais das mais diversas. A exemplo do que ocorre todos os anos durante os festejos à padroeira de Mossoró, Santa Luzia, com encenação no adro da catedral. A iniciativa vem sendo realizada em outras cidades da região oeste.
Os jovens atores da Companhia Teatral Arte na Veia (CAV) do vizinho município de Governador Dix-sept Rosado encenaram ontem e voltarão a apresentar nesta quinta-feira, 19, o espetáculo 'Em Nome da Fé' durante os festejos ao padroeiro da cidade São Sebastião.
O espetáculo que narra de forma teatralizada a vida de São Sebastião conta com 80 integrantes e tem o apoio da Prefeitura Municipal da cidade para a realização.
A companhia Arte na Veia tem dez anos de existência no município e já realizou apresentações nos estados da Paraíba e do Ceará. O texto do espetáculo é de autoria de Diassis Araújo e a direção de Wiltemberg da Costa e Jonathan Hallysson.
"A história de São Sebastião como a de outros santos católicos são repletas de exemplos de fé, geralmente marcadas por perseguição e martírio. Encenada, a vida do santo traz um testemunho que se renova a cada ano para todos os católicos", explica Hallysson.

O Padroeiro
São Sebastião foi um soldado romano que viveu de 256 a 286 depois de Cristo na França. Alistou-se no exército romano e logo foi promovido a executar os cristãos depois de enfraquecidos diante das torturas. Mas, por volta de 286 a sua conduta branda em relação aos cristãos e conversão ao cristianismo o fez ser considerado como traidor pelo imperador Deocleciano que ordenou como sentença que fosse morto a flechas e seu corpo atirado ao rio. Sebastião, no entanto, não morreu e depois de receber cuidados, volta ao encontro do imperador que o tortura até a morte e manda atirar seu corpo no esgoto de Roma.
O espetáculo 'Em Nome da Fé' será apresentado às 20h00, após a novena, no adro da Igreja São Sebastião, centro de Governador Dix-sept Rosado.

Fonte Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário