sábado, 7 de janeiro de 2012

Inscrições do SiSU para ingresso no primeiro semestre letivo de 2012 na Ufersa iniciam hoje

As inscrições para ingresso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), começam hoje, 7. No total, 1.165 vagas serão ofertadas para 21 cursos da instituição com ingresso no primeiro semestre letivo de 2012.
De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa, desse total, 665 vagas são destinadas para o campus Mossoró, distribuídas em 13 cursos, 200 para a Ufersa Angicos, divididas em quatro cursos, 150 para o campus de Caraúbas, para dois cursos de graduação, e 150 vagas para o recém-criado campus da Ufersa Pau dos Ferros, que possui dois cursos.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Arimatea Matos, o volume de inscrições para Ufersa deve manter a média das últimas edições. "É difícil fazer uma estimativa porque as inscrições ocorrem em nível nacional, mas o número das últimas edições devem se manter, quando mais de 25 mil candidatos se inscreveram para os cursos da Ufersa", avalia.
As inscrições para o processo de seleção começarão no dia 7 de janeiro. Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o SiSU até o próximo dia 12.
O pró-reitor José Arimatea explica que geralmente as vagas da primeira chamada não são totalmente preenchidas. Isso porque, segundo ele, muitos candidatos realizam inscrição. No entanto, não efetuam a matrícula.
"Estamos conscientizando os estudantes que foram aprovados nos vestibulares de outras instituições, como, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que divulgou resultado recentemente. Queremos evitar que esses estudantes evitem se inscrever só para mostrar aos amigos e familiares que conseguem ser aprovados na Ufersa. Esse comportamento atrapalha o processo de seleção", destaca José Arimatea.
A seleção do SiSU funciona da seguinte maneira: o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante poderá ainda alterar as opções de cursos, caso verifique que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado ainda neste mês, no próximo dia 15. Já para efetuar a matrícula, os candidatos aprovados deverão comparecer à instituição nos dias 19 e 20 de janeiro.
A Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa alerta que o participante que foi selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Já os candidatos que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em um dos cursos escolhidos, podem participar das chamadas subsequentes do SiSU. A etapa da segunda chamada está prevista para ocorrer no dia 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.
Após essa etapa ainda houve vagas disponíveis, a Pró-Reitora da Ufersa informa que o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão no período de 26 de janeiro a 1° de fevereiro. 

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário