quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mineiro culpa Rosalba por queda na geração de empregos

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) fez duras críticas à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pelo fato de em 2011 o Rio Grande do Norte ter sido um dos poucos estados brasileiros a ter saldo zero na geração de empregos.
O parlamentar, em artigo enviado às redações, analisou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram gerados 12.269 empregos formais em 2011 contra 29.739 em 2010. Uma queda de 58,7%. "Os dados vão na contramão da tendência nacional. O ano de 2011 foi o segundo melhor da série histórica em todo o Brasil, menos no nosso Estado, que é o único governado pelo DEM em todo o país. Durante o primeiro ano do governo Rosalba, o RN perdeu empregos em todos os setores, com exceção da agropecuária, que gerou 544 vagas formais", avaliou.
Segundo o petista, o Estado ficou abaixou de 2008, quando estourou a crise econômica mundial, quando foram gerados mais de 17 mil postos de trabalho.
Ele também não poupou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, por não saber os motivos que levaram a essa queda tão expressiva.
O petista lembra da influência das importações, que, no ótica do secretário, devem aumentar no Rio Grande do Norte, nos números negativos. "Importações? Com a aprovação da Lei do Import-RN no final do ano passado, que visa estimular as importações no Estado, com benefícios fiscais inconstitucionais, vale frisar, qual será a tendência da geração de empregos em 2012?", questionou.
Para ele, as medidas adotadas por Rosalba no ano passado influenciaram no recuo da geração de empregos. "Nas análises das causas do baixo percentual, deve-se levar em consideração o papel do governo no mal resultado. Em um estado onde a economia é fortemente influenciada pela ação estatal, a governadora Rosalba Ciarlini do DEM suspendeu obras, cancelou convênios com prefeituras, não efetuou pagamento de fornecedores e investiu pouco. O resultado de 2011 com certeza foi impactado por essas medidas governamentais. Era estimado pouco mais de R$ 1,6 bilhão em investimento em 2011, foram, de fato, usados apenas R$ 173 milhões. Um percentual ínfimo, muito abaixo do que o RN precisa. Sem falar que a aplicação desse investimento ainda foi falha", argumentou. O parlamentar defendeu uma mudança de postura no Governo do Estado. "Se continuar assim, não tenha dúvida: o Rio Grande do Norte, único estado governado pelo DEM, vai andar na contramão do Brasil. Sem gerar empregos. Sem gerar renda. Enfim, sem rumo", concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário