quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa distribuirá 190 mil litros de óleo diesel para corte de terra

A edição 2012 do Programa Terra Pronta disponibilizará cerca de 190 mil litros de óleo diesel para abastecer os tratores cedidos pelas prefeituras dos municípios participantes no preparo da terra para plantio em 15 mil hectares. A iniciativa beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores e é oficializada hoje, no auditório da Petrobras, em Mossoró, às 14h.
Participam da assinatura do convênio Petrobras, Governo do Estado, Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN), e prefeituras de 17 municípios da região. O Programa Terra Pronta é viabilizado através de parcerias dessas três esferas.
O objetivo é disponibilizar aos pequenos proprietários de terras e aos assentamentos rurais a infraestrutura básica para o plantio, através da preparação motomecanizada do solo e distribuição gratuita de sementes para culturas de milho, feijão, algodão e outras. A assistência é realizada pela Emater.
Essa iniciativa visa estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das ações prioritárias do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Participam as prefeituras de Macau, Guamaré, Pendências, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Mossoró, Areia Branca, Apodi, Assú, Governador Dix-sept Rosado, Carnaubais, Porto do Mangue, Upanema, Caraúbas, Felipe Guerra, Serra do Mel e Afonso Bezerra.
O Terra Pronta é conduzido por um Comitê Gestor que é responsável pela indicação dos beneficiários e acompanhamento de sua execução. O Comitê é formado por representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater e Câmara de Vereadores.
A iniciativa existe desde 1996, unindo as instituições participantes em torno do objetivo de atender às necessidades dos pequenos agricultores rurais nas condições básicas para plantio de lavouras voltadas para a agricultura de subsistência das comunidades beneficiadas. A intenção é gerar mais renda na zona rural e ajudar na fixação do agricultor no campo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário