sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais de 12 mil podem fazer carteira de estudante de graça

Mais de 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Mossoró poderão fazer gratuitamente a carteira de estudante 2012. O processo já foi iniciado e o prazo se expira em 31 de maio próximo. O benefício é limitado aos estudantes do ensino fundamental.
É a primeira vez que o documento estudantil é emitido de graça pela Prefeitura de Mossoró. A emissão está sendo feita por duas instituições autorizadas: Associação Nordestina dos Estudantes (ANE) e União Norte-rio-grandense dos Estudantes (URNE).
A gerente municipal da Educação, Ieda Chaves, reforçou que todos os estudantes de 5° ao 9° ano têm direito ao benefício. "Entretanto, nem todos fazem uso da carteira do estudante. Não sendo possível, portanto, dizer agora quantos alunos realmente serão beneficiados", observou a gerente.
O investimento a ser feito pela prefeitura não está definido e também depende da quantidade de carteiras emitidas. "Só vamos pagar o total de documentos emitidos. Assim, saberemos o valor do investimento apenas quando for finalizado o prazo de emissão", explicou Ieda. A reportagem do Jornal de Fato faz as contas: o investimento será de R$ 177.600,00, se todos os 12 mil estudantes emitirem o documento, que custa R$ 14,80, a unidade.
Por enquanto, o percentual de carteiras emitidas ainda é pequeno. O diretor da ANE, Wender Duarte Maia, informou que já emitiu cerca de dois mil documentos. Na URNE, a funcionária informou que foram cerca de 300.
Wender relatou que o processo está um pouco demorado por conta da exigência da declaração do diretor de cada escola. "São muitos estudantes. E a carteira só é emitida com o formulário preenchido acompanhado da declaração do diretor", explicou o diretor.
Wender atentou que o formulário só pode ser preenchido nas escolas. "Não é possível fazer a carteira diretamente na ANE. Nós enviamos os formulários para as escolas, que fazem o retorno depois de preenchidos", explicou. A entrega do documento está sendo feito num prazo médio de sete dias.
A emissão gratuita da carteira de estudante foi um promessa feita pela prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, em maio do ano passado. Inicialmente, a ideia era beneficiar também os estudantes da rede estadual de ensino de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário