sábado, 3 de março de 2012

Mais de 15 mil candidatos pleiteiam uma das vagas oferecidas pela Uern

Depois de meses de estudo, disciplina e preparação, é chegada a hora. Domingo e segunda-feira, 4 e 5 de março, mais de 15 mil candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2012) concorrerão a chance de se tornar um dos 2.472 calouros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
A ansiedade toma conta da maioria dos estudantes que dedicaram horas do seu tempo em salas de aulas, na frente de livros, computador no anseio de realizar o sonho de ingressar na Universidade. O estudante Renanh Alves, que concorre a uma vaga no curso de Gestão Ambiental, fala com autoridade desse sentimento.
"A pessoa passa meses se preparando para decidir o futuro em dois dias de provas. Dá um medo, um nervosismo, uma sensação de que sempre poderíamos ter estudando mais. Mas o que poderia ter feito, eu já fiz, agora só me resta responder as questões e acredito que vou fazer uma boa prova", declara o estudante.
De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), as avaliações do processo seletivo serão realizadas em Mossoró, Assú, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu. As provas serão aplicadas a partir das 8h.
A organização do Processo Seletivo orienta os candidatos a chegarem com pelo menos meia hora de antecedência à abertura dos portões, que serão abertos às 7h15 e fechados às 7h45. A Comissão alerta que os estudantes que chegaram após este horário estão automaticamente eliminados.
Os candidatos terão quatro horas para responder os cadernos de questões. Já os candidatos que, no momento da inscrição, declararam ser pessoas com necessidades especiais, terão direito a uma hora a mais para a conclusão da prova. A Comperve informa que os candidatos só poderão levar os dois cadernos de provas no segundo dia de aplicação, dia 5, a partir das 11h.
Para o local da prova, os candidatos devem portar canetas esferográficas da cor azul ou preta e lápis grafite, um documento oficial com foto e o cartão de inscrição que estará disponibilizado no site www.uern.br/comperve. A organização destaca que é proibido portar aparelhos eletrônicos como celulares ou outros equipamentos.
"Nós aconselhamos que o candidato deixe o celular em casa para não ter nenhum transtorno. Quem tiver que levar o celular deve tirar a bateria e colocá-lo num saco. Também usaremos detectores de metais para identificar qualquer pessoa que tente usar equipamentos como pontos eletrônicos", diz o coordenador da Comperve, o professor Egberto Mesquita.
Para garantir uma maior tranquilidade no o trânsito para os locais de provas, em especial no Campus Central da Universidade, onde concentra-se o maior número de inscritos, a Uern firmou parcerias com a Gerência Executiva de Trânsito (Getran) e com a Polícia Rodoviária Federal para controlar o tráfego nessas áreas.
Os gabaritos serão divulgados duas horas após a conclusão das provas no site da Uern - www.uern.br/comperve. Já o resultado está previsto para o dia 30 de março. 
Medicina é o curso mais concorrido do vestibular da instituição
Para o PSV/2012 foram inscritos 24.628 pessoas. No entanto, após as etapas de pagamento das inscrições e apresentação de documentos confirmados 15.529 candidatos, sendo 10.290 cotistas e 5.239 não-cotistas.
Dos cursos oferecidos pela Universidade, o mais concorrido é o de Medicina, com 128 candidatos disputando uma vaga na classificação geral. Já entre os cotistas a concorrência do referido curso é de 32 candidatos por vaga.
Na concorrência geral, o segundo mais concorrido é o de Direito, do Campus de Natal, com média de 48 por vaga, seguido pelo curso de Odontologia do Campus Caicó, com 44. Na categoria cotistas, essa concorrência cai para 18,9 e 25,7, referentes respectivamente aos cursos de Direito (Natal) e Odontologia (Caicó).
Em Mossoró as provas do PSV 2012 serão aplicadas nos seguintes locais:
- Campus Central da Uern;
- Faculdade de Ciências da Saúde (FACS);
- Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana;
- Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho;
- Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia;
- Escola Estadual Dr. Lavoisier Maia;
- Escola Estadual Profª. Maria Stella Pinheiro Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário